Jilmar Tatto reforça apoio a candidaturas petistas em Sumaré e Campinas

Secretário nacional de Comunicação do PT visitou as duas cidades paulistas na quarta-feira (2), participou de caminhada com Willian Souza em Sumaré e se reuniu com Pedro Tourinho em Campinas; tarifa zero foi um dos destaques

Renan Fernandes

Jilmar Tatto ao lado do candidato Willian Souza e da militância no Sumaré

O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Jilmar Tatto (SP), esteve no município paulista de Sumaré, na quarta-feira (2), para fortalecer a candidatura do petista Willian Souza à prefeitura. Os dois participaram de uma caminhada ao lado de candidatos a vereadores e militantes, e falaram das propostas do candidato para melhorar as condições de vida na cidade, com destaque para a implementação da tarifa zero no transporte público.

Depois, Jilmar seguiu para Campinas, onde se reuniu com o candidato petista a prefeito, deputado federal Pedro Tourinho (SP), e reafirmou o total apoio do partido à sua candidatura.

Em Sumaré, a caminhada aconteceu em meio a muita animação e otimismo dos participantes. “Eu sou da direção nacional do PT, não só deputado federal, e a gente aposta muito na eleição do William, não só na eleição, mas no mandato dele, um mandato popular, um mandato comprometido, um mandato que vai fazer aqui em Sumaré a mesma coisa que o Lula está fazendo com o Brasil, reduzindo a desigualdade social, investindo na educação, na saúde”, disse Jilmar

“O Lula está fazendo o programa Pé-de-Meia, vai ter que ter o programa Pé-de-Meia aqui, municipal. Lula faz Minha, Casa, Minha Vida, o Lula faz Mais Médicos, e as prefeituras também têm que pegar os exemplos bons do que o Lula está fazendo no Brasil”, acrescentou Jilmar, reafimando a confiança no candidato Willian Souza: “Eu tenho certeza que você vai fazer isso, pela sua experiência como vereador, como militante do PT”.

Tarifa zero

A tarifa zero foi o grande destaque da participação do secretário do PT no ato de campanha. Ele lembrou de quando Willian o convidou para falar sobre o assunto em uma audiência pública na Câmara Muncipal de Sumaré. Destacou que, na ocasião, representantes de diferentes partidos estavam presentes, em razão da relevância da proposta.

Leia mais: Time do Lula: Tatto e Lela defendem tarifa zero em Florianópolis

“Estavam todos os partidos, todos os vereadores naquela audiência pública. Porque tarifa zero, com ônibus gratuito, é uma proposta que a gente está levando pela frente nacional dos deputados da Câmara Federal. Eu sou coordenador dessa frente. Já tem 117 cidades do Brasil que têm tarifa zero”, subinhou Jilmar, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero e principal porta-voz dessa política pública no país.

Ele destacou os benefícios da tarifa zero tanto para a qualidade de vida dos cidadãos quanto para a economia de cada um dos  117 municípios do país em que foi adotada. Em relaçao a Sumaré, ressaltou que essa política pública pode ser implementada gradativamente, começando por alguns setores, como idosos e pessoas inscritas no CadÚnico, até alcançar toda a população. “Já tem 117 cidades do Brasil que tm tarifa zero. Então, é o que vai acontecer aqui em Sumaré. A gente sabe como implantar. Vai fazendo aos poucos, não precisamos fazer de uma hora pra outra”, disse.

Jilmar frisou ainda que a tarifa zero, nas cidades onde foi implementada, resultou no aumento das vendas do comércio, de 25% a 30%, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a geração de empregos. Além disso, destacou que a tarifa zero diminui os acidentes e a violência no trânsito, além de ter um importante componente de justiça social, já que, por pagarem impostos, as pessoas não deveriam pagar pelas passagens de ônibus.

“É disso que a gente está falando, e, por isso, nada melhor do que vocês terem o Willian como prefeito. Eu tenho certeza que ele vai discutir isso com a cidade, vai implantar, e a gente está à disposição no que precisar na área técnica”, enfatizou Jilmar, lembrando da experiência como secretário municipal de Transportes e Mobilidade em São Paulo, durante as gestões petistas de Marta Suplicy e Fernando Haddad.

Veja abaixo mais imagens da visita de Jilmar Tatto a Sumaré e Campinas:

Agradecimento

O candidato Willian Souza agradeceu a Jilmar pelo apoio à campanha. “Hoje a caminhada é especial! Hoje nós estamos recebendo aqui o nosso deputado federal Jilmar Tato, esse grande amigo, irmão, que está aqui para caminhar com a gente. Ele que trouxe a proposta para a gente, que virou plano de governo, a tarifa zero no transporte público. Assumimos o compromisso, e o Jilmar já deu toda a receita de como fazer o transporte público ser gratuito, de como resolver”, afirmou.

O petista também falou sobre a caminhada em uma postagem no Instagram: “No Maria Antônia também contamos com a ilustre presença do meu amigo, deputado federal Jilmar Tatto. Fomos muito bem recebidos pelos moradores de cada uma dessas regiões. Obrigado por tanto carinho! A energia que a população tem transmitido para nós nos deixa ainda mais entusiasmados para seguir em frente, trabalhando por uma Sumaré melhor!”.

Conheça o Time do Lula clicando aqui .