Renovação: jovens do PT conquistam 33 prefeituras e 561 assentos nas câmaras municipais

Nova geração de lideranças petistas supera desempenho de 2020 e assume cadeiras em todo o Brasil com pautas progressistas e transformadoras

Criação PT redes

Com recorde de eleitos, o PT reafirma seu compromisso com a inclusão e a representação das novas gerações

O protagonismo da juventude no Partido dos Trabalhadores e no cenário político brasileiro é uma realidade cada vez mais presente. Nas eleições municipais de 2024, o PT lançou 111 candidatos com até 35 anos às prefeituras, dos quais 33 foram eleitos. Já para as câmaras de vereadores, o partido elegeu 561 jovens, em todo o país, incluindo mulheres periféricas e representantes da comunidade LGBTQIA+, com muita vontade para transformar a política e enfrentar as grandes questões sociais de nosso tempo.

Juventude nas prefeituras…

A vitória de prefeitas e prefeitos petistas jovens é um marco a ser comemorado, simbolizando uma nova era política. Entre os eleitos, Amaro Pereira se destacou em Ipaporanga (CE), onde obteve impressionantes 91,9% dos votos válidos. Sua eleição não apenas reflete a confiança da população, mas também um desejo por mudanças significativas na gestão pública.

Outro exemplo inspirador é Egmar Curubinha, que fez história em São Gabriel da Cachoeira (AM), como o primeiro indígena a assumir a prefeitura do município. É, sem dúvida, uma grande vitória na luta por representatividade e na inclusão de vozes marginalizadas no processo político.

Leia maisGleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais

A reeleição de Mônica Mariano em Jati (CE), e de Andrezza Brasil em Sítio Novo (RN), também são fatos importantes. Ambas mantiveram seus postos, mostrando lideranças femininas jovens construindo uma política mais justa e igualitária.

Já George de Sidney foi eleito em Granito (PE), com quase 60% dos votos válidos, apostando na agricultura como o motor do município e impulsionadora do futuro. Assim como ele, diversos outros nomes do PT assumem prefeituras por todo o país, com muita energia, vontade e novas ideias para transformar seus municípios em lugares melhores para todas e todos.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Para a secretária Nacional de Juventude do partido, Nádia Garcia, a estratégia de expansão de novos quadros jovens do partido em cargos eletivos foi bem sucedida, a partir da articulação do Movimento Representa. Por isso o partido bateu recordes em relação às últimas eleições.

“Desde que criamos o Movimento Representa, nosso projeto de formação e incentivo a novas lideranças jovens do Partido dos Trabalhadores, a juventude do PT tem logrado eleger cada vez mais jovens, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo”, celebra Nádia, em declaração à Rádio PT e ao site do PT Nacional. “Em 2024 não foi diferente”, aponta.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

“A juventude do PT não só elege novos quadros e jovens que são de fato renovação política nas suas cidades, como consegue reeleger. Jovens que em 2020 estavam começando suas carreiras políticas nas eleições”, avalia a secretária. “Reelegemos nossos vereadores e vereadoras no interior do país e agora estamos com mais jovens eleitos nas capitais também”, assinala Nádia.

“Isso mostra que o Partido dos Trabalhadores não só busca se renovar, busca [também] lançar novos nomes para serem líderes da esquerda no país. Nosso partido tem compromisso com a ocupação dos espaços por aqueles e aquelas que representam não só a esquerda, não só o campo democrático, mas o modo petista de legislar e governar”, conclui.

…e nas câmaras municipais

Além dos prefeitos, os jovens também conquistaram expressivo espaço nas câmaras de vereadores, como atesta Nádia. Com 561 eleitos, o PT reafirma seu compromisso com a inclusão e a representação das novas gerações.

Marina Bernardes se destacou em Passo Fundo (RS), como a vereadora mais votada da história da cidade. Com um forte compromisso com a fiscalização e os direitos sociais, ela traz à câmara uma visão renovadora que atende às demandas contemporâneas.

Leia mais: PT elege um total de 3.118 vereadores e vereadoras em todo o país

Duda Hidalgo, em Ribeirão Preto (SP), não apenas conquistou um lugar na câmara, mas se tornou a primeira vereadora LGBTQIA+ da cidade. Sua eleição é um importante passo para a diversidade na política e para a visibilidade de pautas que afetam diretamente a comunidade. Já Kaique Ara, o vereador mais jovem de Camaçari (BA), também é um exemplo do potencial transformador que a juventude pode trazer para a política local.

Mônica Facio, em Taquara (RS), e Açucena, a única mulher eleita em Cariacica (ES), também representam a força feminina. Enquanto Açucena celebra um marco histórico para as mulheres em sua cidade, Mônica traz consigo a experiência e o compromisso com a educação.

Outra figura de destaque na renovação petista é Pedro Rousseff, sobrinho-neto da ex-presidente Dilma Rousseff. Com 17.595 votos, ele foi o mais votado do partido em Belo Horizonte (MG). Pedro afirma que segue os passos de sua tia-avó e busca ampliar o legado progressista da família, lutando por uma cidade mais justa e inclusiva.

No Rio de Janeiro (RJ), a eleição de Maíra do MST é um marco histórico. A primeira vereadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na capital fluminense promete levar à câmara a pauta da fome e da segurança alimentar. Sua eleição é um exemplo de que é possível construir políticas públicas que enfrentem a desigualdade social e garantam o direito à comida para todos.

E Luna Zarattini, eleita em São Paulo (SP) com 100.921 votos, carrega em sua trajetória o compromisso com a luta social e a determinação de construir uma cidade mais justa. Em sua atuação, ela defenderá com firmeza as bandeiras progressistas, trazendo a força da juventude e a sabedoria herdada de seus pais, ambos atores políticos históricos.

O futuro é agora

O sucesso dos jovens candidatos do PT não é apenas uma vitória eleitoral, mas uma afirmação do potencial transformador da juventude na política brasileira. A nova geração está pronta para enfrentar os desafios do presente e construir a partir de agora um futuro mais justo, solidário e igualitário. Ela está pronta para assumir esse papel, cheia de força e de ideias para mudar seus municípios, seus estados, seu país, seu planeta.