Maioria dos que manifestaram contra o impeachment aprovam o governo Dilma

Ainda segundo a pesquisa, 24% das pessoas recebem até dois salários mínimos. No domingo, esse número representava 5% das pessoas

Pesquisa divulgada pelo “Datafolha”, nesta sexta-feira (21), mostra que 54% dos manifestantes que estiveram no ato contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff nas ruas de São Paulo (SP), na quinta-feira (20), aprovam o governo. Outros 25% avaliam o mandato como regular.

Sobre o perfil dos manifestantes, os dados mostram que 59% eram homens, 52% das pessoas tinham ensino superior e 60% eram simpáticos ao Partido dos Trabalhadores. A média de idade apurada foi de 42 anos. Os assalariados registrados somavam 35% e funcionários públicos, 15%.

Na comparação com o perfil dos manifestantes do último domingo (16), chama a atenção o contraste em relação à renda e à cor declarada. Pessoas de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, R$ 1.576, eram 24% da manifestação desta quinta-feira (20). No domingo, esse número era 6%. No grupo dos mais ricos, acima de 20 salários, R$ 15.760, representava 5% dos presentes na manifestação a favor do governo, contra 17% do ato anti-Dilma.

Em relação a cor, pardos e pretos somavam 49% nos protestos desta quinta-feira, no domingo eram 20%. Os pesquisadores do instituto também questionaram em quem o manifestante havia votado no segundo turno da eleição de 2014. Dilma foi citada por 83% dos presentes, contra 5% dos que citaram Aécio Neves (PSDB).

O protesto era a favor da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma, portanto 86% dos entrevistados são contra a abertura do processo de impedimento e 88% acreditam que a petista não será afastada do cargo.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) Frente de Lutra pela Moradia (FLM), entre outros movimentos, participaram do protesto.

Da Redação da Agência PT de Notícias