‘Devemos repudiar esses que querem sempre o desastre e a catástrofe’, rebate Dilma

“Estamos em um país que lutou pela democracia, pelo voto direto, não se pode perder estas conquistas”, disse a presidenta

Teresina - PI, 11/09/2015. Presidenta Dilma Rousseff, durante Dialoga Piauí. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff declarou, na sexta-feira (11), que é preciso “repudiar” aqueles que “querem sempre o desastre” no Brasil. Em discurso emocionado durante o sexto encontro do Dialoga Brasil, em Teresina (PI), a presidenta voltou a defender o respeito à democracia.

“Nós vivemos hoje um momento que muita gente considera que quanto pior, melhor. Quanto pior, melhor para uma minoria. Quanto pior (o País estiver), pior para o conjunto da população brasileira. Nós devemos repudiar esses que querem sempre o desastre, sempre a catástrofe”, afirmou.

Dilma foi recepcionada com flores brancas por  integrantes do candomblé, Umbanda e Macumba. Em demostração de apoio ao mandato da presidenta, a plateia entoou o coro “não vai ter golpe!”.

“Todos são iguais e tem os mesmos direitos, a história do pior ou melhor só é bom para uma minoria. Estamos em um país que lutou pela democracia, pelo voto direto, não se pode perder estas conquistas”, disse a presidenta.

Dilma ressaltou que nos últimos 13 anos houve grandes mudanças no Brasil que possibilitaram oportunidades iguais, mas ressaltou que é preciso melhorar a condição de vida dos brasileiros e para isso, é necessário ações conjuntas entre os entes da Federação.

“Quando nós todos agimos em conjunto, nós somos capazes de transformar o país”, ressaltou.

Os programas do governo foram enaltecidos pela presidenta, entre eles, o Pronatec foi defendido como “um dos principais caminhos de oportunidades abertos nos últimos anos para os jovens”,  o Viver Sem Limite, destinado às pessoas com deficiência também foi citado como política de respeito ao próximo, e o Bolsa Família.

No caso deste programa, Dilma contou a história de um estudante do Pronatec que foi medalhista de ouro em disputa olímpica internacional. “O Bolsa Família não foi criado para criar conformismo, para que as pessoas se acomodem”, disse.

Dilma Rousseff defendeu a persistência para o país retomar o crescimento. “Sabemos que devemos melhorar, há muitas oportunidades para construir, a gente precisa persistir”, afirmou.

Dialoga Brasil no Piauí –  Os ministros presentes no evento elencaram os avanços promovidos ao longo desses 13 anos da gestão PT. A ministra de Estado de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou que o “Brasil é conhecido hoje por ter reduzido a pobreza e ter saído do mapa da fome” e ressaltou a importância do programa Bolsa Família e do apoio do governo federal para ajudar as famílias das regiões áridas que necessitam de água.

Campello reforçou que o governo tem trabalhado para universalizar o acesso à água com a entrega de “cerca de 1,2 milhão de cisternas no Semiárido”.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro ressaltou que “o governo federal liberou R$ 240 milhões para que os municípios melhorem seus postos de saúde”. Ele enalteceu o programa Mais Médicos que possibilitou 380 profissionais atuarem em mais de 100 municípios do Piauí, com mais de 18 mil médicos atendendo 63 milhões de brasileiros, em cada canto do país.

O público presente pode fazer perguntas e  apresentar sugestões aos ministros que responderam os questionamentos, além disso, o grupo cultural do Reisado do Mestre Severo fez uma apresentação no evento. Dançarinas formadas na primeira turma do curso profissionalizante de arte do Pronatec do Piauí participaram do Dialoga Brasil para reforçar a importância do evento.

O Dialoga Brasil tem discutido 27 programas de cinco temas, como saúde, educação, segurança pública, redução da pobreza e cultura.

Em novembro o governo federal irá divulgar as três melhores propostas do Dialoga Brasil que deverão fazer parte da política pública nacional. Há quase dois meses, desde o lançamento da ferramenta já foram feitas mais de 14 mil propostas para beneficiar o povo brasileiro. A página recebeu na última semana uma média de 285 mil pessoas.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias