Em Berlim, Lula diz que impeachment é ‘tentativa de golpe explícito’ contra o Brasil

Durante a Conferência Internacional do Congresso do Partido Social-Democrata Alemã (SPD), o ex-presidente disse que o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff é um ato de “vingança” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (9), durante a Conferência Internacional do Congresso do Partido Social-Democrata Alemã (SPD), em Berlim, que o processo de impeachment aberto contra a presidenta Dilma Rousseff é um ato de “vingança” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Lula discursou para 300 delegados de diferentes partidos progressistas de 40 países de todo o mundo, como convidado de honra da palestra “Política progressista em tempos desafiadores”.

Sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma, o ex-presidente caracterizou a proposta como “uma tentativa de golpe explícito contra a presidente Dilma e o Brasil”.

O petista foi apresentado como um “convidado extraordinário”, por Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu. Além da situação política no Brasil, Lula incentivou os partidos sociais-democratas do mundo a buscarem de uma nova utopia, para atender a esperança da juventude do mundo.

O ex-presidente criticou a falta de instituições globais e os conflitos que geram massas de refugiados no mundo. “Eu quero saber que instituição autorizou a Guerra do Iraque? O ataque à Líbia, quando o país não era uma ameaça para ninguém? Quem se responsabiliza?”

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Instituto Lula”