Dilma condena ataque nos EUA: Vamos lutar contra esta barbárie

Presidenta afirma que a sociedade passa por “momentos terríveis”, em que preconceito e intolerância estão ceifando vidas

Reprodução

Por que devemos nos orgulhar?, Por Nádia Garcia, Mário Magno e André Marinho

A presidenta eleita Dilma Rousseff lamentou neste domingo (12) o atentado em uma boate gay em Orlando, na Flórida, que matou 50 pessoas e deixou 53 feridos. “Estamos vivendo momentos terríveis, tempos de preconceito e intolerância que ceifam vidas humanas.Vamos juntos lutar contra esta barbárie”, escreveu, em sua página no Facebook.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também condenou o que crime. “Quero manifestar minha solidariedade às famílias das vítimas e dos feridos nesse ato de extrema violência (…) A intolerância não é uma opção”:

O tiroteio aconteceu durante a madrugada, na boate Pulse, uma das maiores casas noturnas de Orlando, onde acontecia uma festa de temática latina.  A identidade do suspeito ainda não foi revelada. Uma testemunha que estava no clube disse que ouviu “20, 40, 50 tiros” e, então, “a música parou”, segundo “Agência Brasil”.

Repercussão nos EUA

Em pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o ataque  foi um ato” de terror e de ódio”. Disse também que “este é um dia especialmente doloroso para os nossos amigos que são gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros”.

“Este massacre é, portanto, mais um lembrete de como é fácil para alguém colocar as mãos em uma arma que possibilita atirar em pessoas em uma escola, em uma casa de culto, ou em um cinema ou em uma boate”, afirmou Obama. “Nós temos que decidir se esse é o tipo de país que queremos ser”, criticou Obama. Ele disse ainda que aquela boate é  mais do que uma casa noturna. É “um lugar de solidariedade e empoderamento [para a comunidade gay]”.

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump, manifestaram-se sobre o fato. Pelo Twitter, Hillary escreveu que acordou com “a notícia devastadora da Flórida”. “Enquanto esperamos para mais informações, meus pensamentos estão com as pessoas afetadas por este ato horrível”.

Também pelo Twitter, Trump disse que a polícia investiga a possibilidade de terrorismo. “Muitas pessoas mortas e feridas”.

Pelo Facebook, militantes independentes convocaram uma manifestação em repúdio ao ataque: “Por um mundo sem LGBTfobia, convidamos todos e todas a participar de uma manifestação no vão livre do Masp, na tarde deste domingo”.

Da Redação da Agência PT de Notícias