Ações contra pedofilia

PF conscientiza a população em programação para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, em Pernambuco

A Polícia Federal promove, até domingo, em Pernambuco, palestras para orientar pais e crianças sobre como proteger-se de ataques de pedófilos. A programação faz parte da ações para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
O principal meio utilizado pelos criminosos para atrair suas vítimas é a internet. Por isso, as apresentações são realizadas, também, em escolas da rede pública e particular, igrejas, clubes, empresas e associações, entre outros.
Nas palestras, os especialistas da PF mostram como identificar sinais de ataques de pedófilos por meio do comportamento da criança. Além disso, para os pais, há orientações sobre a vigilância no acesso dos filhos à internet. As crianças também são informadas sobre como utilizar páginas de relacionamento com segurança e quais são as estratégias utilizadas por pedófilos para os menores.
Segundo a Polícia Federal, opolicia federal Brasil está no quarto lugar no consumo de materiais de conteúdo de pedofilia no mundo. Não existe um perfil definido para reconhecer um criminoso, porém, entre as causas que levam a esse tipo de crime, estão a sexualidade reprimida, perversão sexual, abuso na infância e transtornos de origem psicológica. As vítimas, conforme a PF, geralmente são crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos de idade.
Atualmente, a PF tem um setor exclusivo para combater crimes cibernéticos. As denúncias sobre esses delitos podem ser feitas pelo site da corporação (www.dpf.gov.br) ou nos telefones das polícias Civil e Militar. O denunciante pode acionar os conselhos tutelares dos municípios também.
Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias

PT Cast