Acordo sobre mudança no FGTS deve ocorrer até quarta, anuncia líder

Governo negocia com deputados um entendimento para que projeto não prejudique programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida

Brasília - DF 07-07-2015 Deputado José Guimarães. (Foto: Lula Marques/AgênciaPT)

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), declarou nesta terça-feira (18), que o governo negocia com parlamentares da Câmara dos Deputados um acordo sobre a proposta que altera a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

“Há um sentimento do relator (Rodrigo Maia, do DEM-RJ), do ministro da Fazenda (Joaquim Levy) e do Planejamento (Nelson Barbosa), que é a bisca do entendimento”, detalhou, após café da manhã com o relator da proposta e com o vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Além dos ministros citados pelo líder, participaram também os ministros da Aviação Civil, Eliseu Padilha, da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, das Cidades, Gilberto Kassab, e das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Guimarães afirmou que o acordo deve sair até quarta-feira (19). De acordo com ele, texto final deve ser uma “média” do que é defendido pelo governo e pela oposição. “O governo se propôs ao entendimento preservando evidentemente os interesses do País, do Programa Minha Casa, Minha Vida, talvez escalonando”, disse.

O projeto original prevê o reajuste das contas do FGTS com um índice inferior ao atual, equivalente ao utilizado para os rendimentos da poupança. A proposta reduz o recurso para programas habitacionais que são financiados pelo fundo, como o Minha Casa, Minha Vida.

Para o líder, a negociação sinaliza uma mudança na postura da Câmara. “Muda um pouco aquela história vota de qualquer jeito, ganha de qualquer jeito, perde de qualquer jeito. A Câmara pode com a discussão desta matéria sinalizar um outro caminho. Esse foi o entendimento, dada a responsabilidade que tem o relator da matéria”, analisou.

“Evidentemente, vamos trabalhar para o entendimento, é isso o que estamos fazendo. É preciso diálogo, pacificar a relação e discutir as matérias do interesse do País”, defendeu.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast