Aécio recorre novamente a “robôs” para buscar visibilidade nas redes sociais

Tucano faz uso de sistema de mensagem automáticas para aparecer nas redes sociais

A campanha de Aécio Neves (PSDB) tenta compensar a carência de militantes nas redes sociais contratando perfis falsos. Levantamento realizado no último domingo (28), mostrou que o candidato fez uso de um sistema que publica mensagens automáticas, os chamados “robôs”, para elevar sua popularidade no Twitter e no Facebook.

Segundo a análise feita pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, a pedido do jornal Folha de S.Paulo, a presença desses mecanismos influenciou fortemente a interação entre os usuários. O estudo observou as publicações feitas durante o debate dos presidenciáveis transmitido pela TV Record.

Com o uso do programa pago foi possível elevar o número de publicações positivas com o nome do tucano. Os perfis “robôs” usaram de forma massiva as hashtags #debatenarecord e #SouAecioVoto45 e conseguiram, em menos de 15 minutos, triplicar as menções ao candidato no Facebook.

Enquanto isso, as publicações que citavam a presidenta Dilma Rousseff (PT), conseguiram mantar o mesmo padrão, sem ter sido identificado o uso do mesmo sistema. Isto é, de maneira real.

No Twitter, os responsáveis pela pesquisa identificaram que o mesmo ocorreu. Os robôs conseguiram alavancar o nome de Aécio para a lista de temas mais comentados no momento, os chamados trending topics. A ferramenta consegue, de forma artificial, publicar um grande número de mensagens e “retuitar” (reproduzir) outras tantas.

A análise identificou que a maioria dos perfis falsos tem ligação com Eduardo Trevisan, responsável pelo monitoramento das redes sociais de Aécio. O publicitário nega e diz ter sido vítima de hackers.

Prática corriqueira – Antes mesmo de iniciada a campanha eleitoral, Aécio já utilizava esse tipo de artimanha para aparecer nas redes sociais. Há denúncias de que os tucanos tenham utilizado robôs em outras ocasiões, a exemplo do que ocorreu quando o então presidenciável participou do programa Roda Vida, em junho. Na ocasião, o twitter foi invadido por perfis que tuitavam e retuitavam automaticamente hashtags pró-Aécio.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast