Aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Índice de pontualidade é superior aos 85%, considerado satisfatório por entidade europeia

PRINT 9 - Copia

 

Os aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol, que atendem a 90% dos passageiros em trânsito no País, registraram nos últimos dias índices de pontualidade iguais ou superiores à média internacional.

Para o órgão de controle da União Europeia, o Eurocontrol, são considerados satisfatórios índices de pontualidade de até 85%.

Melhor que a média internacional, os aeroportos de São Paulo, cidade onde ocorreu a abertura do torneio, registraram atrasos em apenas 10,8% das chegadas e 9,5% das partidas, e nenhum cancelamento no Aeroporto de Guarulhos.

Nenhum voo pousou com atraso e apenas 3% decolaram fora do horário previsto em Congonhas. Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas, registrou 4,2% de atrasos na chegada e 4,25% de atrasos na partida, da meia-noite de quinta-feira as 12 horas de sexta.

Mesmo com movimento muito acima da média para o período, o Aeroporto Internacional de Salvador (BA), registrou atraso em apenas 12,75% das chegadas e 12,8% das partidas. Somente na quinta-feira (12), mais de 31 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital baiana, que recebeu na manhã seguinte voos fretados por torcedores da Espanha e Holanda para o jogo que acontecera no mesmo dia.

Em Cuiabá, capital mato-grossense que recebeu o jogo entre Chile e Austrália, o índice de atraso foi de 14,9% nos pousos e 13,4% nas decolagens.

Mesmo com forte a chuva que caiu em Natal (RN), que forçou certa lentidão nas operações, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante teve índice de atraso de 12,3% em chegadas e partidas.

Elogios – A recepção brasileira tem sido elogiada pela cordialidade e eficiência. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, da Presidência da República, o tempo médio de permanência das delegações estrangeiras nos aeroportos de todo País foi de 44 minutos.

Das 31 seleções que estão em solo brasileiro, 12 viajaram em voos comerciais. As seleções e equipes técnicas levaram em média 17 minutos no procedimento de alfândega. França e Equador passaram pela imigração em seis e oito minutos, respectivamente, enquanto a Inglaterra demorou 10 minutos para passar pelas Receita Federal e Polícia Federal.

“O aeroporto do Rio foi mais rápido e fácil que nos Estados Unidos. Aterrissamos, passamos pela alfândega e pegamos nossas malas em um total de 32 minutos”, disse o norte-americano Alexi Lala, ex-jogador de futebol e membro do Hall da Fama do esporte, na última terça-feira (10).

“Meu segundo aeroporto na Copa e tudo funcionando às mil maravilhas! ”, publicou o empresário Bob Wollheim, criador do festival youPix e executivo do Grupo ABC de Comunicação.

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus também elogiou os novos aeroportos brasileiros. “Outro bom, prático e eficiente aeroporto brasileiro. Chegando em Congonhas ”, disse em sua conta no twitter.

“De um amigo, piloto internacional da TAM: O novo aeroporto de Brasília é mais bonito e eficiente do que o de Nova York”, escreveu o blogueiro Ailton Medeiros.

“Primeira vez no novo aeroporto de Brasília! Ficou muito bom”, publicou o cantor Bruno Gouveia no twitter da banda Biquíni Cavadão.

O Ministério do Turismo e a Secretaria de Aviação Civil comemoram  os resultados registrados pelos dois setores com o início da Copa do Mundo.

 

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast