Agronegócio amplia participação no PIB

Produção agropecuária nacional já representa 23% de toda riqueza gerada pelo Brasil, afirma a Confederação Nacional da Agricultura

A agricultura avança como grande força da economia brasileira e deverá representar quase um quarto (23%) do produto interno bruto (PIB) o fechamento do ano, segundo balanço anual do setor elaborado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e anunciado na tarde de quinta-feira (10).

No ano passado, a participação era de 21,4%. O crescimento do setor, de 1,6 ponto percentual, significa uma participação 7,47% maior em relação a 2014.

Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita será 210 milhões de toneladas na safra 2015, ou 8,2% a mais que na safra anterior. Nas contas da instituição, a produção de grãos e fibras cresceu mais de quatro vezes (ou 325%) em 40 anos.

A melhoria no preço dos produtos e a valorização do dólar foram apontadas pela CNA como responsáveis pelo crescimento da agricultura em 2015, principalmente na produção de soja, milho, trigo. A elevação do preço da carne bovina também contribuiu para o resultado positivo.

A CNA faz o acompanhamento de 17 culturas. Devem aumentar o faturamento em 2015 as de cebola (116%), batata (16%), laranja (9%), café (4%), cana-de-açúcar (1%) e fumo (1%). Mas apenas café e batata tiveram aumento em decorrência do aumento da cotação internacional, de 7% e 19%, respectivamente.

“Nós, produtores, não só aumentamos a produção em mais de 8 milhões de toneladas, como também conseguimos abastecer satisfatoriamente o mercado interno”, declarou à imprensa o presidente da CNA, João Martins.

O aumento da competividade trazido pela desvalorização do real resultou em 17% a mais de exportações do agronegócio, especialmente dos produtos das cadeia produtiva da soja, milho e produtos florestais. Com isso, também nas exportações houve ampliação do agronegócio, de 43% para 48%.

Mas a queda internacional nos preços de commodities (produtos primários, para transformação) prejudicou a receita vinda do exterior. As vendas externas totais do agronegócio, de US$ 89 bilhões, ficaram 8% abaixo resultado de 2014.

A estimativa para a pecuária é que o faturamento cresça 5% em 2015, devido tanto à alta de 15% em seus preços como pela queda de 9% na produção – impacto da oferta reduzida de animais.

O balanço índice que leite, ovos e produtos suínos devem fechar o ano em queda : queda de 12% no faturamento da cadeia leiteira; 5% na de ovos (que registra alta de 3% na produção).

O Valor Bruto da Produção (VBP), total de tudo obtido pela agropecuária nacional, deverá ser R$ 529,9 bilhões em 2016, segundo a CNA. O resultado representa 2,7% de aumento em comparação com as estimativas para 2015.

Destaque também para a geração de empregos. Enquanto outros setores da economia fecharam 900 mil vagas, a agropecuária conseguiu dar um saldo de 75 mil vagas adicionais entre janeiro a outubro.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast