Alberto Cantalice: 2016 – Mudar para Avançar

Em artigo publicado na Agência PT de Notícias, o secretário nacional de Comunicação da legenda reforça a importância de mobilização da militância e dos apoiadores em defesa da democracia

O ano que se finda, 2015, foi de grandes batalhas para barrar a onda conservadora que teimou em se transformar na ordem do dia da Câmara dos Deputados. Neste ano, uma crise política oriunda no desapreço pelo resultado eleitoral de 2014, quando mais uma vez sagrou-se vencedora a Presidenta Dilma Rousseff, criou um sentimento de paralisia no País e turbinou a crise na economia.

O propalado e inexistente terceiro turno não sai da pauta da oposição derrotada que ainda não desceu do palanque, passado mais de um ano da proclamação do resultado. Resistir a isso exigiu um esforço e um grau de unidade da militância do Partido dos Trabalhadores e das demais forças progressistas como há muito tempo não se via.

A presença constante nas ruas e nas redes sociais de um número cada vez mais crescente de ativistas revitalizou os movimentos sociais e possibilitou ao PT intensificar a interlocução com suas bases sociais.

Devemos reconhecer que precisamos superar o acelerado grau de institucionalização e burocratização de nossas instâncias partidárias, fato que tem causado acomodação em nossas fileiras.

Sem a força e o entusiasmo da nossa militância seria quase impossível a travessia desse ano difícil. A presença de milhares e milhares nas ruas, a disseminação de nossos conteúdos e o repúdio às mentiras nas redes sociais foram os principais vetores de articulação das forças populares.

Para 2016, projetamos o fortalecimento e consolidação da Frente Brasil Popular e uma nova calibragem na política econômica para que possamos avançar na melhoria dos serviços públicos e em uma situação nova que demonstre expectativas alvissareiras para a juventude brasileira.

Alberto Cantalice é vice-presidente nacional do PT e secretário nacional de Comunicação da legenda