Alckmin pagou R$ 1,5 milhão por publicidade em veículos de João Dória Jr.

O dinheiro público foi aplicado em veículos de pouco alcance e baixa tiragem; anúncios custariam quase metade do valor em veículos de alcance nacional e consolidados no mercado

O governo de São Paulo, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), pagou R$ 1,5 milhão para o empresário João Dória Jr, também filiado ao PSDB e um dos pré-candidatos do partido à prefeitura da capital paulista. O dinheiro foi repassado por meio de publicidade em diversas revistas da “Doria Editora”.

O total dos pagamentos foram feitos entre junho de 2014 a abril deste ano, por meio das agências publicitárias Mood e da Propeg, regularmente contratadas e prestadoras de serviços ao governo, segundo reportagem do jornal “Folha de S. Paulo”, de domingo (13).

Somente um anúncio na revista “Caviar Lifestyle”, por exemplo, custou R$ 501 mil. O contrato era para veicular nove páginas de propaganda em formato de reportagem, chamada publieditorial. A revista declara circulação de 40 mil exemplares.

Entretanto, de acordo com a “Folha”, “nenhuma das revistas da Doria Editora é certificada pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), que audita a distribuição das principais publicações”.

Apesar do limitado meio por onde circulam, bem como da baixa tiragem, Alckmin entendeu ser respeitoso com recurso público contratar veículos de comunicação de Doria Jr. por anúncios os quais pagaria quase metade do valor em veículos de alcance nacional e consolidados no mercado.

De acordo com um levantamento feito pela “Folha”, o tucano pagou, em dezembro, R$ 259 mil à revista “Meeting & Negócios”, por oito páginas. Por quatro páginas na revista “Líderes do Brasil” pagou, em janeiro, R$ 202 mil.

O mesmo governo pagou à revista “Exame”, da editora Abril, R$ 292 mil por uma propaganda de oito páginas. Ainda em janeiro, por duas páginas, o governo pagou R$ 71 mil à revista “Época”.

Doria Jr. é presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), reunião de lideranças que acreditam na livre iniciativa, apesar de seus veículos de comunicação serem financiados pelo dinheiro público.

O Lide tem líderes empresariais em 12 países que articulam encontros nacionais e internacionais de empresários de diversos segmentos.

Homenagem – Em maio, o grupo promoveu um encontro em Nova Iorque, quando o homenageado foi o governador Geraldo Alckmin. Durante a campanha de 2014, o empresário ofereceu um jantar ao então candidato tucano ao governo de SP, no qual estiveram presentes, além de empresários, lideranças tucanas como o senador Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Da Redação da Agência PT de Notícias