Aluguel sobe quase o dobro da inflação no Brasil

Aluguel subiu 9,49% desde janeiro. Motivo é a alta de juros e o desmonte de políticas habitacionais durante o governo de Bolsonaro

Site do PT

Morar também está mais caro no Brasil

A má gestão econômica no governo Bolsonaro afeta intensamente a vida das famílias brasileiras. Além da carestia enfrentada no preço dos alimentos e dos combustíveis, o povo enfrenta o reajuste no preço dos aluguéis, com alta de quase o dobro da inflação.

Com o aumento sucessivo dos juros, que passou de 2% em 2021 para 13,25% em 2022, e o desmonte da política habitacional no país, o sonho da casa própria ficou mais distante e elevou o valor do aluguel de imóveis.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa para a campanha, na Casa 13 tem! Use e compartilhe

Conforme o índice FipeZap, que acompanha os preços dos aluguéis em 25 cidades brasileiras mensalmente, o aumento chegou a 9,49% desde janeiro, o que representa quase o dobro da inflação no mesmo período, que acumula alta de 5,49% este ano.

As cidades que mais foram afetadas pelo reajuste foram Goiânia (com alta de 19,55%), Florianópolis (18,6%) e Salvador (15,26%). No Rio de Janeiro, a locação subiu 10,8% desde janeiro.

LEIA MAIS: Guedes castiga as famílias: inadimplência alcança maior patamar desde 2020

Perdas na pandemia

Em entrevista ao Jornal da Globo, o coordenador do índice, Alison Oliveira, disse que a alta acentuada dos aluguéis é consequência da tentativa dos donos de imóveis de equilibrar as próprias contas.

A gente vê na economia uma alta de vários preços. O pessoal está gastando mais com alimentação, transporte e combustível, e acaba que os proprietários dos imóveis também estão acostumados a receber essa renda e consumir bens no mercado”, explicou.

Corte no orçamento de programas sociais

Desde o início da gestão de Bolsonaro, o país acumula drástica redução no orçamento do Casa Verde e Amarela (ação que substituiu o Minha Casa Minha Vida) e de outros programas sociais.

LEIA MAIS: Minha Casa Minha Vida: Bolsonaro destrói sonho da casa própria

Nos governos do PT, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida tinha um orçamento de aproximadamente R$ 12 bilhões por ano. Com Bolsonaro, o déficit de moradias segue ladeira abaixo.

O programa Casa Verde e Amarela tem o menor orçamento da história do país, com R$ 1,2 bilhão neste ano. Enquanto Bolsonaro entrega 410 mil casas por ano, Lula e Dilma entregavam 544 mil, em média.

Da Redação, com informações do O Globo e Jornal da Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast