Anac intensifica fiscalização dos aeroportos

Operação Copa vai envolver cerca de mil servidores no monitoramento dos terminais aéreos. Agência prevê multas para voos atrasados e demais problemas na prestação dos serviços pelas companhias aéreas

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta segunda-feira (12), medidas para evitar atrasos e cancelamentos de voos durante a Copa do Mundo. A partir do dia 5 de junho, a fiscalização dos terminais será ampliada e as companhias áreas que descumprirem as programações de seus voos serão multadas em até R$ 60 mil reais por infração.

A maior ação especial organizada pela agência, a chamada  Operação Copa, tem foco nos 42 aeroportos do País, com 16 deles situados em cidades-sede do Mundial.

Até o dia 25 de julho, segundo a agência, cerca de  mil servidores  vão inspecionar de perto os serviços prestados pelas companhias aéreas.

“O que nós vamos fazer agora é exigir que o planejamento seja cumprido pelas empresas. O sucesso da copa do mundo depende disso”, declarou o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

Segundo ele, a penalidade para a empresa que solicitar horários nos aeroportos e não os utilizar poderá chegar a R$ 21 mil  para pessoa física e R$ 30 mil  para as empresas.

Para o caso de pousos e decolagens fora do horário autorizado, a multa varia de R$ 42 mil (pessoas físicas) e R$ 60 mil reais para pessoas jurídicas.

No caso de pouso ou decolagem sem autorização prévia, a multa será, respectivamente, de  R$ 63 mil e R$ 90 mil.

“Estamos reforçando os mecanismo que temos para garantir que isso não ocorra” afirmou Guaranys.

“A multa é justamente para que as empresas aéreas atuem dentro dos horários previstos e que nós não tenhamos problema durante as operações da Copa”, ressaltou.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.