Anastasia compra tablets, mas não entrega

Ministério Público de Minas Gerais investiga suspeitas de superfaturamento e outras irregularidades nos contratos com empresa fornecedora

A compra e armazenagem de cerca de 3,5 mil tablets novos pela administração do ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), está sendo investigada pelo governo atual. O motivo seria a não entrega dos aparelhos, destinados a professores da rede de ensino superior de Minas.

Uma auditoria encomendada pelo atual governador, Fernando Pimentel (PT), mostrou que os tablets estão estocados em um galpão em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os aparelhos, adquiridos em abril de 2014, são da marca “Samsung”, modelo Galaxy 3, e custaram aos cofres mineiros R$ 2,3 milhões. A informação é do blog do jornalista Helcio Zolini.

Segundo a reportagem, a data de compra coincide com o dia de desincompatibilização de Anastasia e de entrada de seu sucessor, Alberto Pinto Coelho (PP). Somente com o aluguel do galpão que armazena as 350 caixas do material, o governo já desembolsou R$ 4.680.

Os tablets foram comprados por intermédio da Fundação Renato Azeredo, fundada quando o ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB) era governador de Minas. Desde então, segundo a matéria, a entidade teria se transformado “em um espécie de faz-tudo nos governo tucanos, contratando pessoal, recebendo recursos, realizando compras e etc”, afirma.

A movimentação chamou a atenção do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que abriu várias investigações, com suspeitas de superfaturamento e outras irregularidades.

O balanço da auditoria interna do governo será divulgado na próxima segunda-feira (6) pelo governador Pimentel.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast