Aneel coloca lotes de linhas de transmissão para leilão

Serão 905 quilômetros. Ao todo, R$ 1,7 bilhão em investimentos estarão à disposição do mercado na Bovespa

O objetivo do leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é fomentar e ampliar a capacidade e qualidade dos serviços de energia elétrica no país, nos segmentos distintos de geração, transmissão e suprimento. A linhas disponíveis de energia elétrica em redes de alta voltagem estão nos estados de São Paulo, Goiás, Bahia e Rondônia, cada qual com um dos quatro lotes a serem oferecidos ao mercado.

De acordo com a Aneel, as obras vão garantir mais de 6,2 mil empregos diretos e resultarão em receita anual permitida máxima de R$ 204,3 milhões aos vencedores. O leilão será realizado na manhã da sexta-feira (9), às 10 horas, na Bolsa de Valores de São Paulo.

O leilão havia sido inicialmente marcado para 19 de dezembro de 2014, mas foi adiado pela diretoria da agência como desdobramento de um leilão anterior, realizado em 18 de novembro. Naquela data, houve ausência de propostas para cinco lotes.

Em nota, a Aneel explicou então que alguns desses empreendimentos sem propostas afetavam “direta ou indiretamente” a implantação das instalações de transmissão de lotes do leilão em seguida adiado. A Agência entendeu que a falta de interesse por alguns dos empreendimentos prejudicou a venda dos mais atrativos ao mercado.

Com o prazo do adiamento, a instituição pôde ajustar a oferta apenas dos lotes vinculados ao leilão de novembro. Os projetos que vão a leilão acrescentarão 4,55 mil mega-volt-amperes de potência ao sistema elétrico nacional (SIN).

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast