Anvisa autoriza a primeira vacina contra a dengue no Brasil

Medicamento será comercializado pela rede particular de laboratórios. Caberá ao Ministério da Saúde definir se a vacina será disponibilizada ou não pelo SUS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial da União, o registro da vacina contra a dengue. A vacina Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur, tem a segurança e a eficácia comprovadas pelo órgão regulador.

De acordo com a Anvisa, o registro permite que a vacina seja utilizada no combate à dengue. Inicialmente, o medicamento será comercializado pela rede particular de laboratórios. Caberá ao Ministério da Saúde definir se a vacina será disponibilizada ou não pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A eficácia do medicamento é comprovada para os quatro tipos de dengue. Além disso, a vacina poderá ser aplicada em pessoas de nove a 45 anos.

Em comunicado à imprensa, a Anvisa informou que a vacina, segundo informações do laboratório, a ‘Dengvaxia’ reduziu as contaminações por dengue em dois terços dos participantes analisados.

A vacina também evitou oito de dez hospitalizações devido à doença e até 93% dos casos de dengue severa.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast