Após aumento de velocidade de Doria, acidentes aumentam 51%

Prefeito tucano elevou velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros; atropelamentos aumentaram em 300%

Cesar Ogata / SECOM

Prefeito João Dória em coletiva sobre mudanças nas marginais

O prefeito de São Paulo João Doria conseguiu bater um novo recorde: no mês de março, foram registrados 143 acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros, as duas principais vias expressas que cortam a cidade. O número é o maior desde o início da série histórica da estatística da Polícia Militar.

Segundo dados publicados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o número de acidentes nas marginais cresceu em 51% desde que João Doria (PSDB) aumentou a velocidade nas vias. Um destaque foram os atropelamentos, que cresceram em 300%.

No aniversário da cidade, Doria elevou a velocidade das pistas local, central e expressa de 50 km/h, 60 km/h e 70 km/h, respectivamente, para 60 km/h, 70 km/h e 90 km/h.

A redução da velocidade foi um ato da gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o que possibilitou a diminuição no número de acidentes e a melhoria do fluxo nas pistas. Com o novo aumento de Doria, o que aconteceu foi o oposto.

Além dos atropelamentos, acidentes com caminhões cresceram 108%, com motos, 60% e, com carros, 10%. Foram cinco acidentes com vítimas fatais.

O Detran divulgou que estatística da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que um aumento de 5% da velocidade média amplia em 10% os acidentes com lesões e de 20% a 30% as colisões fatais.

Segundo a organização, o risco de um pedestre adulto morrer se atingido por um carro a menos de 50 km/h é de 20%. A chance de letalidade sobe para 60% se a pessoa for atropelada a 80 Km/h.

Mesmo com todas as evidências, Doria negou a correlação entre o aumento da velocidade e os acidentes. Para ele, a culpa é da “imprudência dos motociclistas”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Em apoio a Boulos, partidos lançam Frente Democrática por SP Brasil

Mais notícias

PT Cast