Araújo articulou para barrar adesão do país ao consórcio Covax

Pela lógica deturpada do chanceler, a entrada do país no consórcio de vacinas iria fortalecer a OMS, acusada por Trump de atuar em favor da China

Site do PT

Os ecos da submissão imoral do Brasil aos EUA, adotada como estratégia de política externa do governo Bolsonaro, ainda se fazem sentir meses após a saída de Donald Trump da Casa Branca, com prejuízos incalculáveis ao país. Segundo informações do colunista Guilherme Amado, da revista Época, o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, atualmente em franco processo de fritura, articulou contra a adesão do Brasil ao consórcio de vacinas Covax Facility, formado em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pela lógica deturpada de Araújo, a entrada do país no consórcio iria fortalecer a OMS, que vinha sendo atacada pelo então presidente Donald Trump desde o início da pandemia. A agência das Nações Unidas foi acusada por Trump de proteger a China na crise sanitária do novo coronavírus. Trump chegou a suspender repasses financeiros à entidade, gesto também adotado pelo Brasil, que passou a atrasar pagamentos à organização.

“O fato de ser uma aliança global também incomodava o chanceler, publicamente contrário ao globalismo — seja lá o que o termo queira dizer”, escreveu Amado. De acordo com o colunista, a situação foi contornada com a intervenção da embaixadora Nazareth Azevêdo, à época representante do Brasil para a ONU em Genebra.

A diplomata viu-se obrigada a explicar ao relutante ministro sobre os riscos de o país ficar sem imunizantes caso optasse por ficar de fora do consórcio. “Depois de muitas negativas, o chanceler se dobrou, e agora diz que sempre trabalhou pela vacina”, denunciou Amado.

Mesmo assim, o Brasil optou por receber do consórcio o equivalente a uma cobertura vacinal para apenas 10% da população, quando poderia ter escolhido doses para imunizar até 50% dos brasileiros. O Brasil já recebeu um milhão de doses da vacina de Oxford e tem previsão de obter outras 41 milhão de doses.

Vacina brasileira a caminho

Instituto Butantan anunciou o desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19. Para iniciar as fases um e dois de testes, a entidade irá solicitar autorização à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante, que terá o nome de Butanvac, será totalmente fabricado no país.

A vacina será produzida por um consórcio internacional chefiado pelo Butantan, que irá responder por 85% da capacidade total de fornecimento da vacina. Segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, o plano é finalizar todas as fases de testes e produzir 40 milhões de doses até o fim do ano.

Da Redação, com informações de Época e Folha

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast