Argentina aprova reajuste trimestral para aposentadorias
No domingo, 3, o presidente argentino, Alberto Fernández, sancionou a chamada Ley de Movilidad Jubilatoria. A lei estabelece uma nova fórmula de reajuste trimestral das aposentadorias e pensões ao longo de 2021
Publicado em
Enquanto a dobradinha Bolsonaro-Guedes corta benefícios dos mais pobres, na vizinha Argentina o governo ampliou direitos dos aposentados. No último domingo, 3, o presidente argentino, Alberto Fernández, sancionou a chamada Ley de Movilidad Jubilatoria. A lei estabelece uma nova fórmula de reajuste trimestral das aposentadorias e pensões ao longo de 2021.
A norma sancionada prevê a aplicação de reajuste trimestral dos ativos previdenciários por meio de fórmula que reúne 50% da arrecadação do Anses (Administración Nacional de la Seguridad Social) e mais 50% da variação salarial medida pela evolução dos salários formais feita pelos Ministério do Trabalho (RIPTE) e os salários apurados pelo Indec, onde será cobrado o maior.
Hoy promulgamos la Ley de Movilidad Jubilatoria, que prevé aumentos trimestrales para que los jubilados tengan previsión en sus ingresos.
Estamos convencidos de que el Estado debe estar presente para reparar las inequidades que ha generado el mercado. Y esta es una de ellas. pic.twitter.com/0phFtq5Xjj
— Alberto Fernández (@alferdez) January 3, 2021
“Hoje promulgamos a Lei da Mobilidade da Aposentadoria, que prevê reajustes trimestrais para que os aposentados tenham previsão de renda”, defendeu Alberto Fernández. “Estamos convencidos de que o Estado deve estar presente para reparar as iniquidades que o mercado tem gerado. E este é um deles”, afirmou o presidente Fernández em suas redes sociais.
Da Redação
XXX