Artigo: Fala de Lula traz esperança ao povo paranaense

Lula é o caminho para o Brasil e tenho a certeza disso quando vejo ele defender a relação com os prefeitos, a reordenação das relações, mas especialmente de perspectiva, afirma o deputado paranaense Arilson Chiorato

Deputado estadual Arilson Chiorato (PT-PR)

O fenômeno Lula cresce a cada dia no Paraná. É animador conversar com as pessoas, receber relatos e resultados de pesquisas. Isso porque, há alguns anos e, pra ser sincero, durante a história do PT no Paraná, sempre tivemos que lutar arduamente para construir nosso projeto de sociedade e impulsionar nossas bandeiras em um estado e região compostas majoritariamente por conservadores.

O resultado de uma política desastrosa e desumana, que temos vivenciado nos últimos anos, produziu um único efeito “positivo”: está mais fácil fazer campanha para o Lula no Paraná. Nós que vivemos no meio político, conseguimos perceber bem o quanto mudou a relação com lideranças políticas de outros partidos. Aumentou também a aceitação em falar nos nossos Governos e especificamente no nome do ex-presidente Lula, porque Lula é sinônimo de humanidade, de afeto, de acolhimento, e não de exclusão.

O Paraná, por infeliz obra do ex-juiz Sérgio Moro, foi o lugar onde Lula ficou preso injustamente. Foi palco de uma prisão arbitrária e com fins políticos. Mas o Paraná deu show mesmo em resistência, na luta pela liberdade de Lula e de seus direitos políticos, que se pensarmos bem, são nossos direitos, nosso futuro enquanto cidadãos e enquanto nação. Os direitos políticos de Lula representam a possibilidade de um país voltar a sonhar e criar oportunidade para o povo, para que todos tenham acesso às políticas do Governo e a uma vida digna.

A fala de Lula ao Paraná, na última quinta-feira, dia 03 de fevereiro, através de entrevista para a Rede de Rádios, fez pulsar novamente a esperança. Isso porque após longa batalha, inclusive contra boa parte da mídia local – que vangloriava a Operação Lava Jato -, Lula volta para defender seu legado e dizer ao povo paranaense, que espera sua candidatura, que está determinado em voltar a ser presidente da República.

Lula fala como o grande líder político que é, transmite a mensagem de que é possível fazer um país menos desigual outra vez, que inclua o pobre no orçamento, para que o trabalhador possa desfrutar e consumir aquilo que produziu. Que possa ter acesso a uma alimentação digna, uma casa confortável, um emprego de qualidade. Lula fala de um país onde as pessoas voltem a ter direito ao lazer, ao consumo, à inclusão na economia

O Paraná é um estado rico, desenvolvido, especialmente forte na agricultura, tanto no agronegócio, como os pequenos e médios agricultores, além de ser forte também no cooperativismo. É urgente compreender o quanto este estado desenvolvido, deve retornar suas riquezas para a população, especialmente as mais vulneráveis.

Por isso, Lula foi categórico em defender a candidatura de Requião para voltar a governar o estado. Pois, o povo do Paraná precisa de um governante que olhe para as suas necessidades, que considere a realidade das pessoas e promova serviços que atendam de forma adequada e dignamente a população.

Mas Lula foi além, mostrou a que veio e lembrou os paranaenses do empenho que os Governos do PT tiveram com o estado. Só em seus governos, foram mais de 40 bilhões de reais em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), gerando emprego, renda e infraestrutura. Lula lembrou também dos investimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, onde mais de 23 bilhões foram empenhados em casas subsidiadas para que o trabalhador deixasse de pagar aluguel.

É para isso que Lula quer e precisa voltar a presidir o país, pois apenas um presidente que acredita que “o governo deve ser um criador de oportunidades” é que tem condições de tirar o Brasil da situação em que se encontra. Um país que já foi referência internacional e hoje é motivo de chacota, um país que já foi a 6ª maior economia do mundo e hoje não figura nem entre as 10.

O Brasil é uma potência, seja no setor intelectual, produtivo, ou tecnológico e é por isso que precisamos resgatá-lo das mãos destes que só sabem disseminar fake news, ódio e entregar as nossas riquezas. Precisamos voltar a ter credibilidade na comunidade internacional, mas para isso, precisamos “virar a chave”.

Lula é o caminho para o Brasil e tenho a certeza disso quando vejo ele defender a relação com os prefeitos, a reordenação das relações, mas especialmente de perspectiva. Pois, quem conhece a realidade do país deve ser ouvido. Precisamos de um presidente que saiba ouvir, dialogar, debater com qualidade e seriedade.

Precisamos de um presidente que compreenda as necessidades dos paranaenses pois, enquanto Bolsonaro junto do Ratinho nos fizeram engolir pedágio ainda pior do que o aprovado pelo Jaime Lerner. Lula se solidariza e compreende que o usuário do pedágio, em especial os caminhoneiros autônomos, não têm condição de pagar por esse absurdo que é o pedágio no Paraná. E o que me deixa tranquilo em assinar embaixo desta defesa, sendo eu um crítico ferrenho do pedágio no Paraná, é que Lula não apenas faz essa defesa em ano eleitoral, sabendo da fragilidade que é este tema para o povo paranaense. Mas porque Lula já provou aqui no estado, que é possível o pedágio não ser oneroso e agressivo no bolso do usuário. Pois, foram os Governos do PT que implantaram os pedágios mais baratos, onde a lógica, era que a concessionária ganhadora, fosse a que oferecesse o valor de tarifa mais baixo, justamente por colocar o cidadão em primeiro lugar.

Portanto, ouvir Lula falar ao Paraná, é ter a certeza de que as condições do clima político estão melhores e mais favoráveis para a esquerda e o campo democrático por um motivo, é resultado da comparação que o paranaense está fazendo entre o Governo atual e o Governo Lula. E que muitas vezes, mesmo silencioso, o eleitor sabe que o que o Brasil precisa é de um Governo que priorize COMIDA, CASA E TRABALHO. Pois apenas assim, voltará a ter uma vida digna.

Arilson Chiorato é presidente do PT-PR e deputado estadual