Ato extremo: grevistas farão novo ato no STF por Lula Livre

Há 24 horas em jejum, grupo foi recebido com truculência pela polícia ao protocolar uma manifesto em favor do ato. Eles retornarão ao STF às 16h

Neude/MAB

Militantes entram no STF para realizar ato extremo pela liberdade de Lula

Os seis militantes que estão fazendo greve de fome pela liberdade do ex-presidente Lula voltarão ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (1º). O grupo deu início ao ato extremo na terça (31), quando protocolaram um manifesto na Corte e foram recebidos com truculência pela polícia do judiciário.

Os grevistas Vilmar Pacífico, Jaime Amorim e Zonália Santos, do MST; Frei Sérgio Görgen e Rafaela Alves, do MPA, e Luiz Gonzaga (Gegê), da CMP, se deslocarão para o Centro Cultural de Brasília (CCB) onde permaneceram em greve de fome por tempo indeterminado. Às 16h, eles retornarão ao STF onde se juntarão com outros manifestantes que exigem a liberdade de Lula, preso político há 117 dias.

Organizada pelos movimentos que integram a Via Campesina Brasil, a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Democracia e libertação do ex-presidente. O ato também conta com o apoio do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), do Levante Popular da Juventude e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Na terça, os grevistas protocolaram o manifesto do grupo, que justifica a greve de fome. O texto deixa claro que “o Poder Judiciário viola a Constituição e impede o povo de escolher pelo voto, soberanamente, o seu Presidente e o futuro do país”.

Imprensa internacional

O início da greve foi noticiado pela imprensa de diversos países. A agência espanhola EFE destaca que “a organização Via Campesina anunciou a convocação de uma greve de fome em Brasília a favor da liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

A agência espanhola ABC, a partir da nota da EFE, também noticiou a greve, bem como o jornal El Comercio, que informou: “Os organizadores esperam que a greve termine em meados de agosto, período em que o plenário da Suprema Corte poderá julgar um recurso interposto pela defesa de Lula pedindo a libertação do ex-chefe de Estado da cela na sede da Suprema Corte na Polícia Federal de Curitiba (sul), onde está cumprindo sua sentença”.

A manifestação também foi destaque em veículos de imprensa do México e Argentina.

Em vídeo divulgado nesta quarta (1), o Frei Sérgio Görjen afirmou que a reação do STF à greve de fome, ao longo dos dias, será fundamental para avaliá-lo como instituição social.

Assista:

Da Redação Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast