Ato lota plenário da Alesp em repúdio à prisão política de Lula

Ações estão sendo articuladas pela ex-ministra, Ideli Salvatti (PT), Walter Sorrentino (PCdoB) e Alexandre Varela (PSOL)

Divulgação

O grito Lula Livre também ecoou na Assembleia Legislativa de São Paulo

Em ato solene inédito realizado na terça-feira (17), parlamentares do PT, do PSOL e do PCdoB, representantes de centrais sindicais e de movimentos sociais lotaram o plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para repudiar a prisão política arbitrária e ilegal do ex-presidente Lula.

Para a líder da bancada do PT, deputada estadual Beth Sahão, o ato não foi somente de desagravo, de solidariedade e de defesa de Lula, mas também para “mostrar que estamos atentos e não vamos parar”.

“Vamos dar sequência ao trabalho organizado de mobilização das pessoas que sabem que tiraram a liberdade daquele que será o próximo presidente deste país”, afirmou a parlamentar.

O ato realizado em São Paulo se somou às outras tantas iniciativas semelhantes realizadas pelo país.  Assembleias Legislativas de todo o Brasil deram início a mobilizações em defesa da democracia e denunciando o caráter arbitrário da prisão política do ex-presidente Lula. As ações estão sendo realizadas pelas bancadas da esquerda sob a articulação da ex-ministra Ideli Salvatti (PT), Alexandre Varela (PSOL) e de Walter Sorrentino (PCdoB).

Um calendário de atividades também está sendo divulgado. Além das ações nas assembleias, os parlamentares também se revezam em vigília nos acampamentos Lula Livre em Curitiba (PR) e em Brasília. Na sexta-feira (13), foi realizado um ato na Assembleia Legislativa da Bahia, que contou com a presença do senador Rui Costa (PT), e outras lideranças, além de centenas de pessoas que estão mobiliadas em defesa do ex-presidente Lula.

Foto: Richard Casas/ AgPT

Já nesta segunda-feira (16), foi a vez da Assembleia Legislativa de Minas Gerais se manifestar, quando realizou uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos para discutir as arbitrariedades e legalidades de todo o processo, principalmente da negativa de direitos básicos ao ex-presidentes, como a visita de amigos e companheiros.

Nesta terça-feira (17), é a vez da Assembleia Legislativa de São Paulo realizar um ato solene por Lula Livre e para lembrar os dois anos de golpe. Também será realizada uma vigília nesta terça na Assembleia de Santa Catarina.

O ato pluripartidário marca o amplo sentimento de solidariedade ao ex-presidente expressado nos últimos dias, em razão das arbitrariedades sofridas por ele, desde que foi submetido ilegalmente ao encarceramento em Curitiba.

De acordo com Ideli, estão sendo articulados atos pelas assembleias e pelos governos dos estados também no Maranhão,  Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Acre e Amapá.

DEBATE NA ASSEMBLEIA: PRISÃO DE LULA VISA IMPEDIR SUA CANDIDATURAPara deputado Rogério Correia, ex-presidente é preso…

Publicado por Deputado Estadual Rogério Correia em Terça-feira, 17 de abril de 2018

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast