Audiência no Senado resgatará importância da Fundação Palmares

Evento promovido pela Comissão de Direitos Humanos será nesta quinta-feira, dia 2. O cantor e compositor Martinho da Vila participará da audiência

A importância da Fundação Cultural Palmares para o país será tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal nesta quinta-feira, dia 2. Com mais de três décadas de existência, a Fundação é a primeira instituição pública a promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos da população negra brasileira.

O evento, requerido pelo senador Paulo Paim (PT/RS), vai contar com a participação de ex-ministro no governo Lula e do cantor Martinho da Vila. No encontro virtual, será debatido o legado, a relevância e a atual situação da instituição, que já passou por mobilização coletiva de pedido de demissão por princípios éticos e morais.

Desde que tomou posse como presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, vem promovendo uma série de polêmicas, ofensas e ataques contra o próprio movimento negro organizado e à história de Zumbi, além de inúmeras manifestações de negação à cultura afro-brasileira, cuja defesa e promoção é um dos pilares da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares criada em 1988.

“Vamos debater e fortalecer a importância da instituição e do seu legado para o Brasil. Não é apenas a população negra que perde com a desconstrução da Fundação Palmares, mas também todo o nosso povo”, destaca o senador Paim.

Como participar

A audiência pública será interativa e os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pela telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.

O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Confira os participantes da audiência:

• Eloi Ferreira Araújo – ministro da Igualdade Racial no governo do Presidente Lula e presidente da Fundação Cultural Palmares no governo de Dilma Rousseff
  • Carlos Alves Moura – advogado e ex-secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz. Implantou e presidiu a Fundação Cultural Palmares
  • Dulce Pereira – comunicadora Social e ex-diplomata. Presidiu a Fundação Cultural Palmares e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
  • Zulu Araújo – mestre em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares
  • Martinho da Vila – cantor, compositor, escritor, membro da Academia Carioca de Letras

Da Redação, com informações da Agência Senado