Contra autoritarismo, diretores da Fundação Palmares pedem demissão

Três membros da diretoria divulgaram carta de demissão coletiva alegando interferência generalizada de pessoas fora do colegiado de direção

Site do PT

Presidente da Fundação Palmares renega luta contra racismo

Diretores da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares divulgaram nesta sexta-feira (12) carta de demissão coletiva entregue ao presidente da entidade, Sérgio Nascimento de Camargo.

O diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira, Ebnézer Maurílio Nogueira da Silva, o coordenador-geral do Centro Nacional de Referência da Cultura Negra, Raimundo Nonato Souza Chaves, e o coordenador-geral de Gestão Interna, Roberto Carlos Consentino Braz, tomaram a decisão de se desligarem dos seus cargos por não enxergarem mais nenhuma viabilidade de diálogo com a presidência da fundação.

Os três funcionários do alto escalão da Palmares, que se disseram coerentes com seus princípios éticos e morais, reclamaram na carta que, mesmo sendo maioria, foram voto vencido na “tomada de decisões cruciais para o bom andamento de projetos, ações de mudança da sede e demais políticas públicas que poderiam ter sido entregues à população”.

“Tivemos nossas decisões indeferidas ou ignoradas e muitas vezes presenciamos pessoas que não tinham prerrogativa de voto, por não compor a Diretoria, e mesmo assim participavam das reuniões e interferiam nas decisões, causando ingerência de forma generalizada”, diz um trecho do documento.

Os diretores alegam ainda que tomaram a decisão extrema do desligamento após uma série de tentativas de interlocução com a presidência da Fundação Palmares para tratar e atos da gestão que envolvem compromissos acordados durante a posse da diretoria.

Desde que tomou posse como presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, vem promovendo uma série de polêmicas, ofensas e ataques contra o próprio movimento negro organizado e à história de Zumbi, além de inúmeras manifestações de negação à cultura afro-brasileira, cuja defesa e promoção é um dos pilares da Fundação Cultural Zumbi dos Palmares criada em 1988.