Bahia tem Comitê em Defesa da Democracia e de Lula em Taperoá

Perspectiva é de ampliação dos comitês no Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia

Comitê em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato em Taperoá

O Comitê Popular Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato foi lançado no município de Taperoá no dia 22 de dezembro de 2017, no Bairro do Caminho do Mel. A perspectiva é de que com a instalação do Comitê, outros sejam instalados em breve nos demais municípios do Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia.

A instalação do Comitê no município se soma a agenda de atividades que já vem sendo construída pela Frente Popular de Taperoá e outras organizações parceiras. A Frente Popular de Taperoá vem atuando desde 2014, e tem como tarefa o fortalecimento das organizações sociais locais e das articulações com as pautas dos movimentos sociais.

O ato de instalação contou com a presença de filiados e não filiados ao Partido dos Trabalhadores, lideranças comunitárias, militantes e representantes de organizações sociais. O Comitê atuará no desenvolvimento de atividades de planejamento e de mobilização popular, na denúncia do Golpe e dos seus impactos no cotidiano e no ataque aos direitos do povo brasileiro, apontando os reflexos locais e nacionais.

Membros do comitê de Taperoá

Na agenda de mobilizações para janeiro já consta a participação de representação do Comitê nos atos em Defesa da Democracia e de Lula na Festa do Bonfim, em Salvador; a construção de ato local nas mobilizações do dia 24; a realização do Ato pela Democracia nas Festas do Padroeiro do município de Taperoá no final de janeiro (Festa de São Brás). As próximas reuniões do Comitê deverão definir novas ações e ampliar as atividades.

Segundo Cláudio Lisboa, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Taperoá, “o momento é de agregação de forças em defesa dos direitos populares e no combate ao Golpe, na perspectiva de que possamos garantir o reencontro do povo brasileiro com a Democracia neste ano de 2018. E a candidatura de Lula representa a esperança do povo e a retomada das pautas sociais na agenda política brasileira. A instalação dos Comitês Populares em todos os cantos do nosso Brasil é tarefa para todas e todos que anseiam por dias melhores e se colocam na defesa da Democracia.”

Estiveram presentes no lançamento do comitê o presidente do Diretório Municipal do PT de Taperoá e membro do Diretório Estadual do PT da Bahia, Cláudio Lisboa; a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taperoá, Santa Santos; o presidente da Associação Chegança de Taperoá e conselheiro municipal de Cultura, Édipo Lisboa; liderança religiosa de matriz africana do Terreiro Caxuté, Mãe Bárbara de Cajaíba; o presidente do PCdoB de Taperoá, Wellington Oliveira; entre outros.

Da redação da Agência PT de notícias