Bancada do PT na Câmara critica “aparato de guerra” em ação da PF

Para parlamentares, uniforme de campanha e armas de alto calibre é algo jamais visto na democracia, e objetivo foi atingir a imagem do partido

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A utilização de um verdadeiro aparato de guerra na Operação Custo Brasil, deflagrada nesta quinta-feira (23) pela Polícia Federal, foi alvo de estranhamento e críticas por parte da bancada do PT na Câmara dos Deputados.

Em nota pública, assinada pelo líder Afonso Florence (BA), a bancada diz que o uso de “uniformes de campanha e armas de alto calibre” é algo “jamais visto em tempos democráticos” e teve como objetivo “atingir a imagem pública de um partido político”.

No texto divulgado pelos deputados federais petistas, a confiança no Estado Democrático de Direito e na garantia dos princípios constitucionais são reafirmados. Mas a bancada diz que não se furtará a denunciar abusos e as tentativas de criminalizar o PT, mesmo sob a roupagem de ações judiciais, “estratégia que uma parcela dos agentes públicos vem utilizando para impedir a consolidação do projeto popular no Brasil”.

“Ao longo de toda a sua história, o PT sempre respeitou e promoveu o fortalecimento das instituições de controle, fiscalização e combate à corrupção”, diz a nota.

Leia abaixo a íntegra:

Nota de repúdio

A Bancada do PT na Câmara repudia a invasão desmedida, desnecessária e absolutamente injustificável da sede nacional do Partido dos Trabalhadores em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (23), por parte da Polícia Federal.

Sob o pretexto de realizar uma operação policial, a PF mobilizou um aparato de guerra —incluindo uniformes de campanha e armas de alto calibre— jamais visto em tempos democráticos para atingir a imagem pública de um partido político.

Causa estranheza que tais nuances da operação sejam utilizadas justamente num momento em que emerge para a sociedade brasileira um conjunto numeroso de escândalos e denúncias envolvendo o governo interino-golpista e seus aliados abrigados no PSDB e no DEM.

A Bancada do PT na Câmara também registra a sua solidariedade a todos os cidadãos que tiveram o seu direito de defesa cerceado por motivações claramente políticas, bem como foram expostas à execração pública, como é o caso da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que tem se destacado na defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff na comissão do impeachment-sem-crime-de-responsabilidade ora em funcionamento no Senado Federal.

Ao longo de toda a sua história, o PT sempre respeitou e promoveu o fortalecimento das instituições de controle, fiscalização e combate à corrupção, fato que é amplamente reconhecido até mesmo pelos que hoje se valem de cargos públicos para atacar o partido.

Seguimos, portanto, confiando no Estado de Direito e na garantia dos princípios constitucionais que devem nortear a atuação de instituições e agentes públicos encarregados de efetivar a Justiça.

Entretanto, denunciaremos todos e cada um dos ataques ao partido —que são ataques à democracia— travestidos de ações judiciais, estratégia que uma parcela dos agentes públicos vem utilizando para impedir a consolidação do projeto popular no Brasil.

Afonso Florence
Líder do PT na Câmara dos Deputados
Brasília, DF, 24 de junho de 2016

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast