Benedita tem programa para ordenar, democratizar e baratear o transporte público

Nesta terça-feira, na campanha de rua e em suas redes sociais, Benedita da Silva destacou o Plano de Mobilidade Emergencial, com redução da Tarifa do Bilhete Único, novas linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida e Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos

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Benedita em campanha no Rio de Janeiro

A tarifa do transporte coletivo é cara na cidade do Rio de Janeiro. A lógica de bilhete único está sendo burlada com linhas que não levam ao destino final, obrigando a duas baldeações. A Prefeitura cortou linhas do BRT em duas e posteriormente passou a cobrar cada uma em separado. A integração físico-tarifária precária e com trajetos inseguros para caminhada nos locais de maior transbordo. O BRT não atende à demanda nos pontos de origem das viagens e possui intervalo muito grande para horários fora do pico.

A este diagnóstico negativo, ainda se somam outras situações que infernizam o cotidiano dos moradores da cidade, especialmente das periferias.  A cidade do Rio de Janeiro tem 2,3 milhões de automóveis, 345 mil motos e tem o pior trânsito entre as megacidades da América. Apesar do preço do combustível e da falta de dinheiro, o congestionamento aumentou 4% entre 2018 e 2019. A política de estacionamento nas vias públicas é ineficaz e regressiva. O preço por período de duas horas é menos da metade de uma tarifa de ônibus.

Para enfrentar esse diagnóstico negativo, a candidata petista a prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, tem um Plano Emergencial de Mobilidade, contendo um conjunto de propostas. Segundo Benedita, é preciso ordenar a mobilidade no Rio de Janeiro, democratizando e integrando as opções de deslocamento, favorecendo transporte público. Este é o desafio central que impacta o bem viver das pessoas, o acesso aos bens culturais, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade na cidade, afirma em seu plano de governo.

Nesta terça-feira, na campanha de rua e em suas redes sociais, Benedita da Silva destacou o Plano de Mobilidade Emergencial, com redução da Tarifa do Bilhete Único, novas linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida e Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos. Para Benedita, a mobilidade urbana também é uma questão central para o amplo desenvolvimento da juventude. Para isso, defende o acesso ao transporte público para utilização de bens culturais, educação, lazer e entretenimento, incluindo o passe livre para jovens e estudantes.

O Plano Emergencial de Mobilidade

  • 1.Redução da Tarifa do Bilhete Único
  • 2.Criar linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida.
  • 3.Criação do Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos.
  • 4.Operação Emergencial para os ônibus que hoje utilizam a Av. Brasil.
  • 5.Implantação de Faixa Exclusiva para Ônibus na Linha Vermelha. Ida e Volta
  • 6.Restaurar a Operação de todos os BRTs, reabrir estações, mais ônibus, melhorar o pavimento
  • 7.Restaurar a Operação dos BRS’s

Propostas estratégicas

Veja as propostas estratégicas para debate, na construção mobilidade democrática e sustentável na cidade do Rio de Janeiro.

  • Debater e construir, com ampla participação o Pacto Social pela Mobilidade, para um entendimento integrado das variáveis econômicas, sociais e ambientais da mobilidade urbana, as novas variáveis trazidas pela pandemia; e para pactuação das políticas de mobilidade, incluindo o financiamento e a política tarifária
  • De maneira imediata implantar um Plano de Mobilidade Emergencial, com redução da Tarifa do Bilhete Único, novas linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida, Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos
  • Conformar efetivamente a Rede de Serviços de Transporte Públicos Coletivos, adequada às necessidades das pessoas e em apoio ao desenvolvimento urbano
  • Implantar a integração plena BRT – Ônibus – Metrô – Trens
  • Implantar Operação Emergencial para os ônibus que hoje utilizam a Av. Brasil e Faixa Exclusiva para Ônibus na Linha Vermelha. Ida e Volta
  • Concluir e operar o BRT Transbrasil; restaurar a Operação de todos os BRTs, reabrir estações, aumentar o número de ônibus
  • Buscar a qualificação e a receptividade das estações do sistema de transportes públicos e seus entornos
  • Fomentar a sustentabilidade socioambiental, com redução de emissões e eficiência energética, tecnologia de qualidade veicular
  • Manter e ampliar a malha cicloviária e locação pública de bicicletas, sobretudo nas zonas norte e oeste da cidade
  • Destinar recursos para investimento, em melhoria e expansão dos serviços; para redução e subsídio de tarifas; para investimento tecnológico, melhoria da qualidade e capacitação do setor
  • Reestruturar as áreas e as tarifas dos estacionamentos públicos da cidade, eliminando a intermediação atual da distribuição do tíquete de estacionamento, utilizando tecnologia da informação e preservando e valorizando o trabalho dos atuais guardadores e gerando recursos financeiros adicionais para custear novos benefícios aos usuários do sistema público de mobilidade
  • Regular e fiscalizar os contratos de concessão de ônibus e BRT’s, buscando qualidade, transparência e menor custo para o usuário
  • Dotar a CET-Rio de estrutura e orçamento para planejar e controlar de forma moderna o trânsito da cidade
  • Reestruturar a gestão do sistema de mobilidade urbana, com controle, transparência e eficiência

Outras propostas para um sistema que assegure mobilidade com qualidade de serviço:

  • Implantar a integração plena BRT – ÔNIBUS – METRÔ – TRENS
  • Concluir e operar o BRT Transbrasil
  • Mais ônibus e melhor qualidade dos BRT’s Controle e fiscalização das
    concessões de ônibus e BRT’s
  • Novas redes cicloviárias seguras sobretudo na zonas norte e oeste da
    cidade
  • Dotar a CET-Rio de estrutura e orçamento para planejar e controlar de
    forma moderna o trânsito da cidade

Da Redação

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