Blatter renuncia e deixará a presidência da Fifa

Presidente da Fifa fez anúncio nesta terça, depois de ter sido revelado que a suposta rede de corrupção também envolveria o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, renunciou, nesta terça-feira (2), ao cargo que ocupava desde 1998. Ele convocou novas eleições para o comando da entidade.

A renúncia foi anunciada quatro dias após Blatter ter sido reeleito para o quinto mandato. “Não pareço estar sendo apoiado pelo mundo do futebol”, disse o dirigente, em entrevista coletiva.

A decisão de Blatter acontece após denúncias de corrupção na Fifa. Na última semana, sete dirigentes da entidade foram detidos, após investigações feitas nos Estados Unidos da América e com o apoio de autoridades suíças.

Além disso, nesta terça, foi revelado que a suposta rede de corrupção também envolveria o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. De acordo com a investigação, ele teria transferido US$ 10 milhões, em 2002, para contas do ex-vice-presidente da Fifa Jack Warner, preso na última semana.

“É um momento importantíssimo para renovação do futebol. Que esses ventos cheguem à CBF”, comentou o líder do PT no Senado, Humberto Costa, pelo Twitter.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast