Brasil e Finlândia firmam acordo de cooperação que inclui vários itens

Relações bilaterais terão reflexos especialmente no que se refere ao manejo florestal

Os ministros do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e da Finlândia, Ville Niinistö, assinaram, no final da tarde desta terça-feira (01/04) a Carta de Intenções em Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental, que movimentará uma agenda ambiental sobre clima, sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. As relações bilaterais, de acordo com Izabella Teixeira, terão reflexos na cooperação técnica, especialmente no que se refere ao manejo florestal.

A ministra afirmou ser importante para o Brasil fortalecer o diálogo multilateral internacional, no campo das relações econômicas e na área ambiental, usando as tecnologias disponíveis: “Precisamos de tecnologia barata e de diálogo para resolver os problemas deste lindo país e que preocupam, principalmente, a nova classe média brasileira”, disse. “O país precisa cumprir os compromissos globais assumidos no que se refere à produção de alimentos e no cuidado com as fontes renováveis de água”.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ville Niinistö garantiu que os dois países podem firmar mais acordos de cooperação e citou as tecnologias desenvolvidas para exploração mineral, recuperação florestal, reciclagem de lixo urbano, extração de biocombustíveis decorrentes do processamento de resíduos sólidos. “São soluções amigas do meio ambiente”, garantiu durante a reunião, da qual participaram, também, os secretários de Biodiversidade e Florestas, Roberto Cavalcanti; de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Carlos Klink; de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Ney Maranhão; e de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Regina Gualda, além da diretora de Ambiente Urbano do MMA, Zilda Veloso.

No início da tarde, a ministra Izabella Teixeira, recebeu, pela primeira vez, a ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente do Reino dos Países Baixos, Wilma Mansverld. O encontro serviu para estabelecer uma aproximação entre os dois governos. Na pauta do encontro foram colocados temas como gestão de recursos hídricos e de resíduos sólidos, energia e mudanças climáticas. O chefe da Assessoria Internacional do MMA, Fernando Coimbra, destacou a importância desta agenda, já que os dois países possuem atuação destacada nas negociações internacionais para o setor ambiental.

Fonte: Ascom MMA

PT Cast