Ciclo debate a história e a relação do PT com a luta social no campo

A atividade foi a primeira de cinco etapas que serão realizadas com o objetivo de refletir sobre desenvolvimento rural e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras rurais non Brasil

Foi realizado neste sábado (25), a primeira etapa do Ciclo de Debates: Democracia e Sustentabilidade para o Brasil Rural. O Ciclo é uma iniciativa da Secretaria Agrária Nacional do PT, em conjunto com a Fundação Friedrich-Ebert (FES) e Fundação Perseu Abramo (FPA).

O encontro virtual colocou em debate as relações históricas e contemporâneas dos segmentos rurais com o partido e a organização social no campo.

Estiveram presentes na atividade a presidenta nacional do partido Gleisi Hoffmann, a Secretária Nacional de Movimentos Populares Vera Lúcia Barbosa, a Secretária Nacional de Mulheres Anne Karolyne, o Secretário de Meio Ambiente Nilto Tatto, além de diversas representações do coletivo nacional, de secretarias estaduais e organizações políticas da luta no campo de várias partes no Brasil.

Elisângela Araújo, Secretária Nacional Agrária do PT, celebrou a realização da atividade. “A luta social em defesa da agricultura familiar e da reforma agrária sempre foi uma dimensão fundamental da atuação de nosso partido, então é muito importante um momento como este em que refletimos coletivamente sobre um projeto que represente a ruralidade e os segmentos de trabalhadores rurais no país”. Representaram a FPA e a FES na atividade, respectivamente, Marcio Jardim e Willian Habermann.

O debate aconteceu justamente no dia 25 de julho, Dia Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais no Brasil. A data foi lembrada pela Secretária Vera Lúcia Barbosa: “Nada mais emblemático para nós e para o PT do que estarmos nesta manhã discutindo os desafios da luta e da defesa dos direitos no campo. Como trabalhadora rural, fico muito feliz com esta iniciativa”.

O debate reconstituiu parte da história da Secretaria Nacional Agrária do PT e a longa relação do partido com os movimentos rurais. A atividade fez menção especial a Manoel Magalhães, primeiro Secretário do PT, e contou com a presença e depoimento de Hamilton Pereira, também ex-Secretário.

Com apresentação de poesias e cantorias, foi apresentado no evento a proposta global do Ciclo. Este foi apenas o primeiro encontro de conjunto cinco etapas, e poderão sempre ser acompanhadas através das páginas do PT, da FPA e da FES nas redes sociais.

Confira abaixo a íntegra do encontro.

Lançamento: Ciclo de Debates: Democracia e Sustentabilidade para o Brasil Rural

Acompanhe ao vivo o primeiro debate do Ciclo de Debates: Democracia e Sustentabilidade para o Brasil Rural, realizado pela Secretaria Agrária Nacional do PT, Fundação Friedrich-Ebert (FES) e Fundação Perseu Abramo (FPA). Esta mesa discute as relações históricas e atuais do segmento Rural com o partido e movimentos sociais, além da apresentação global da proposta para as demais etapas do ciclo.

Julkaissut Fundação Perseu Abramo Lauantaina 25. heinäkuuta 2020

 

PT Cast