Comissão mista debaterá novo relatório da ONU sobre mudanças climáticas

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) debaterá, em audiência pública na terça-feira (29), a partir das 14h30, o mais novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC,…

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) debaterá, em audiência pública na terça-feira (29), a partir das 14h30, o mais novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em Inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por produzir informações científicas relativas ao tema.

Divulgado em 31 de março, o documento está sendo considerado como a avaliação mais completa já feita sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta. De acordo com o relatório, o efeito do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”.

Foi convidada para o debate a vice-presidente IPCC, Suzana Kahn, além do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre.

A audiência ocorrerá na ala Senador Alexandre Costa, plenário 7, do Senado.

Pesquisas mundiais
Os relatórios do IPCC começaram a ser divulgados em 1988, tendo por base pesquisas desenvolvidas por cientistas de todo o mundo. O mais recente levou em conta mais de 12 mil estudos publicados em revistas científicas.

O teor do documento final resultou de intensas negociações em reuniões realizadas em Yokohama, no Japão. Este é o segundo de uma série de relatórios do IPCC previstos para este ano.

O texto afirma que a quantidade de provas científicas do impacto do aquecimento global dobrou desde o relatório lançado em 2007. Mudanças climáticas vão afetar a saúde, a habitação, a alimentação e a segurança da população no planeta, segundo o relatório.

“Ninguém neste planeta ficará imune aos impactos das mudanças climáticas”, disse na ocasião o cientista indiano Rajendra Pachauri, atual presidente do IPCC.

Da Redação – JJ
Com informações da Agência Senado

Fonte: Agência Câmara de Notícias

PT Cast