Comitês Populares de Luta são inaugurados na Espanha

Núcleo de Vivências, Estudos e Lutas do PT da Espanha lança cinco Comitês de Luta em diversas regiões do país

Na última semana foram inaugurados na Espanha cinco Comitês Populares de Luta em diferentes regiões do país: Andaluzia, País Basco, Galícia, Salamanca e Comunidade de Madri. Com a iniciativa do Núcleo de Vivências, Estudos e Lutas do PT da Espanha, os lançamentos dos Comitês de Salamanca e de Madri contaram com a participação do ex-governador e pré-candidato ao senado pelo PT da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Cinco Comitês Populares de Luta inaugurados na Espanha

O Núcleo de Vivências, Estudos e Lutas da Espanha foi o primeiro criado no exterior. Inaugurado no início de outubro de 2021, o lançamento contou com uma homenagem ao centenário de Paulo Freire.  Estiveram presentes no evento a deputada federal (PT/RS) Maria do Rosário, Vivian Farias e Jean Wyllys.

O ato de inauguração do Comitê Popular de Luta em Salamanca aconteceu na sede do Comisiones Obreras (CCOO), a primeira e uma das mais importantes centrais sindicais da Espanha. Além da presença do ex-governador Ricardo Coutinho (PT/PB), estiveram no evento o secretário-geral da CCOO Castela e Leão, Vicente Andrés, o secretário-geral do CCOO em Salamanca, José Antonio Gallego, a coordenadora distrital da Esquerda Unida de Salamanca, Virgínia Carrera e o secretário-geral do Partido Comunista da Espanha (PCE Salamanca), Vicencio Gomez. O secretário-geral do Comisiones Obreras de Salamanca, José Antonio Gallego, ressaltou durante o lançamento que o ex-presidente  Lula “não é apenas do Brasil, ele é um patrimônio da Humanidade”.

Os outros três Comitês de Andaluzia, País Basco e Galícia ainda não tiveram lançamento presencial, mas já contam com canais nas redes sociais, nas quais realizam ações digitais. “A atividade foi uma injeção de ânimo. Agora eles estão super animados, vão fazer um evento por mês, conta Renecéya de Mello, ativista brasileira, fundadora do Comitê Lula Livre de Madri.

Ela compartilhou como estruturou a atividade. “Através dos contatos aqui em Madri eu falei com as pessoas lá de Salamanca, da Esquerda Unida, do Sindicato Comissões Obreras, do Partido Comunista e eles cederam o local para fazer o evento, fizeram fotocópias, ofereceram toda a infraestrutura.”

Veja abaixo o lançamento em Madri, que também contou com a presença do ex-governador Ricardo Coutinho (PT/PB).

Acesse as redes sociais dos Comitês de Luta da Espanha:

Comitê Popular de Luta da Galiza

Comité Popular de Lucha Castilla y León

Comité Popular de Lucha FIRMES con Lula – Comunidad de Madrid

Comitê Popular de Luta Comunidad Andaluza

Comité Popular de Lucha del País Vasco

Clique aqui para baixar a cartilha e saber como montar o seu Comitê Popular de Luta.

Da Redação/Comitê Popular de Luta