DISTRITO FEDERAL DISCUTE DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA

O Secretário Nacional de Formação Política do Partido dos Trabalhadores, Carlos Henrique Árabe, esteve reunido, na noite da última quarta-feira (21/05), com Secretários Zonais do PTDF e membros do Coletivo…

DF _ foto 2O Secretário Nacional de Formação Política do Partido dos Trabalhadores, Carlos Henrique Árabe, esteve reunido, na noite da última quarta-feira (21/05), com Secretários Zonais do PTDF e membros do Coletivo de Gestores Paulo Freire.

A reunião, que aconteceu na sede do Diretório Nacional do Partido, em Brasília, debateu os desafios da pasta para a gestão 2014 – 2017. Os presentes fizeram um balanço sobre o trabalho da formação política no DF no último período e apresentaram ao Secretário seu Plano de Ação para o ano de 2014.

Muitas falas expressaram preocupação com as ações do PT voltadas para a juventude, tanto em relação à necessidade de renovação de quadros quanto à disputa de hegemonia na sociedade. Juntamente com a formação, a organização interna e a comunicação foram apontadas como elementos prioritários no processo de crescimento e qualificação da ação partidária.

Árabe destacou a importância de se aliar o trabalho de crescimento do Coletivo de Gestores e o atendimento às obrigações estatutárias às demandas conjunturais do período. Ao recuperar o histórico da formação política do PT, enfatizou que as Plenárias de Filiação não devem ser tratadas de forma protocolar. “Temos o desafio de transformar o ato formal de filiação num ato real, e a formação política deve dar consistência a isso”, afirmou.

Para Carlos Saraiva, Secretário de Formação do diretório zonal do Plano Piloto, as intervenções dos presentes expressam uma  “angústia sadia”, importante para o processo de construção partidária.

Cristina Souto, do Coletivo de Gestores Paulo Freire, acrescentou que é papel da formação política transformar o PT num “partido de massa crítica.”

Para a Secretária de Formação Política do PTDF, Pola Karlinski, “o encontro fortalece a atuação coletiva das diferentes instâncias da Secretaria e da Escola Nacional de Formação Política, o que é fundamental diante do momento político vivido pelo partido.”

 

PT Cast