ELEIÇÃO DO ANDES – Sindicato Nacional – RENOVA ANDES-chapa 2

Após 14 anos que não ocorria uma disputa pela direção do ANDES-SN e que nas últimas eleições (2016), do total de 70.473 sindicalizados, somente 9.807 comparecem as urnas. A atual eleição demonstrou que os docentes querem tomar em mãos os destinos de sua entidade.

Nas eleições ocorridas dias 09 e 10 de maio de 2018, a mobilização nacional levou às urnas 16.887 docentes e o resultado foi uma vitória política da Chapa 2-Renova Andes que recebeu 7.215 votos atingindo, 45,25% dos votos válidos, e a Chapa 1 da atual direção recebeu 8.732, 54,75% dos válidos.

O resultado demonstra que a qualidade da intervenção e da existência do Renova ANDES SN, agrupamento amplo espraiado em todo o país saiu fortalecido desta etapa, tanto pelo numero de jovens e veteranos professores e professoras engajados, quanto pelo resultado numérico, e em especial, pelos aproximadamente 1.000 apoios advindos de professores e professoras, pesquisadores, dirigentes de entidades sindicais, científicas, acadêmicas, movimentos populares e da juventude. E de outro lado demonstra o esgotamento da política de isolamento e divisão das lutas gerais da classe trabalhadora que levou a direção referenciada na CSP-Conlutas.

A discussão política sobre a centralidade na conjuntura e a centralidade da luta política, seus desdobramentos com impactos no atendimento de reivindicações especificas dos docentes da carreira do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) deixa resultados positivos que se explica pelo ângulo que definimos para a campanha, a saber, a luta pela democracia e contra o golpe, que durante o processo transitou para o Lula livre.

Este é um ponto central de divergência com a atual diretoria que desertou da luta contra o golpe, por orientação política da CSP-Conlutas, e o acento na recuperação do sindicato para a luta sindical e para a participação da categoria na luta contra as reformas dos golpistas que estão destruindo a nação brasileira, a democracia, o Estado de Direito, as conquistas históricas da classe trabalhadora, a universidade publica, a ciência e tecnologias publica no nosso pais.

Foram de fato elementos que tiveram eco na campanha, motivando a maioria dos quase mil apoios e, mais de sete mil votos obtidos, o que expressa os anseios da base do Movimento Docente por uma profunda e democrática discussão sobre a filiação do ANDES-SN a esta Central. Continuaremos na luta para instalar e fortalecer os Comitês nas Universidades, Institutos Federais, Colégios de Aplicação, na defesa da Democracia, da Universidade e Lula Livre.

As lições e tarefas deixadas pela campanha nos mostram que o trabalho não cessa e que agora temos pela frente o desafios de fortalecer o ANDES-SN visto que a maioria dos docentes que ingressaram nas carreiras de MS e EBTT no ultimo período, a partir da expansão das instituições , não estão filiados, muitos filiados se desfiliaram, muitas seções estão na eminência de deixar a base do ANDES-SN, o que fica evidente no fato do que muitas seções sindicais não estão repassando recursos ao ANDES-SN.

Grande parte da categoria dos docentes não se identifica, não se sintoniza, não reconhece a relevância e a função social do sindicato. Vamos, portanto, realizar o trabalho na base visando disputar as direções sindicais nas seções , vamos nos dirigir ao Movimento docente – 380 mil docentes das carreiras MS e EBTT dos quais somente 69.152 estão sindicalizados-, vamos dialogar com as bases de grandes universidades que saíram do ANDES SN para que retornem – UFSC, UFMG, entre outras.

Nos cabe ainda enfrentar e desconstruir o discurso eivado de inverdades da Chapa 1, vencedora do pleito, sobre a Chapa 2. As eleições deixaram uma estrutura, uma rede de contatos de superfície nacional que nos facilita a continuidade, embora não seja uma situação de repouso, muito pelo contrario, nos tira da zona de conforto e amplia as possibilidades de enfrentamento contra as medidas dos golpistas que estão destruindo direitos e conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras. DISPUTAR O ANDES-SN PALMO A PALMO é nossa tarefa.

Os mais de 45% de eleitores que depositaram suas esperanças na Chapa 2 apontam para a necessidade de um plano lançamento de chapas identificadas com as posições que construímos, no maior número possível de seções sindicais, no período que se abre.

É preciso dar ainda mais voz à imensa insatisfação com a orientação atual do ANDES-SN que já se fez ouvir nestas eleições. PREPARAR O CONAD E A I PLENÁRIA NACIONAL DO RENOVA ANDES é nossa tarefa. “É hora do ANDES-SN afirmar com todas as letras a luta contra o golpe pela liberdade de Lula, tarefa central da direção que vai assumir (…)”, e colocar na ordem do dia a preparação da campanha salarial de 2019. Neste sentido já encaminhamos textos para o 63 CONAD que ocorrerá em Fortaleza no mês de julho de 2018 onde estamos chamando para a I Plenária Nacional do Renova, com o fim de avaliar as eleições, consolidar a estrutura que logramos constituir para a campanha.

Para tudo isso acontecer foi fundamental o engajamento de centenas de militantes, identificados com CUT, filiados ao PT, e que não pode parar, é preciso dar continuidade, pois demonstra que seja os Docentes, seja os trabalhadores da indústria, do serviço público, entendem claramente da necessidade de estarem juntos para defender seus direitos e conquistas e isso só se fará com ampla democracia, tanto no sindicato, quanto na sociedade em geral, que só será restabelecida com a possibilidade de Lula poder disputar as eleições, ser eleito como quer a maioria do povo e revogar as medidas golpistas, através de uma Constituinte Soberana como o próprio Lula já afirmou.

LULA LIVRE, LULA PRESIDENTE!

Celi Taffarel (UFBA), candidata a Presidente pela Chapa 2
João B. Gomes, Secretário Mobilização CUT SP, Setorial Sindical Nacional PT