Encontro LGBT do PT-PR debate estratégias de mobilização para as eleições

Evento ainda debateu sobre a importância de reforçar a parceria entre a secretaria LGBT do PT e entidades sociais, sindicais, de classe, e coletivos de luta pelos direitos LGBT

Encontro LGBT do PT-PR debate estratégias de mobilização para as eleições

Promover um espaço de debate sobre as demandas da população LGBT do Paraná para dialogar com os candidatos e candidatas, e incentivar a participação das LGBT do PT-PR no processo eleitoral e nos Comitês Populares de Luta, foram alguns dos temas debatidos no III Encontro Estadual LGBT do PT Paraná, realizado no último final de semana, 6 e 7, na sede do PT Paraná. O evento ainda apresentou uma carta compromisso aos pré-candidatos e pré-candidatas LGBT do partido no estado.

Segundo Fábio Augusto Silva, secretário Estadual LGBT do PT Paraná, o encontro teve como principal objetivo ”organizar e articular nossa militância para eleger Lula no primeiro turno e garantir o retorno das políticas publicas voltadas a população LGBT, ao mesmo tempo fazer com que nosso candidato a Roberto Requião, seja o próximo governador do Estado do Paraná”, disse.

Secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, comemorou a iniciativa do debate antes do período eleitoral, e destacou que as bandeiras do movimento passam por debates como economia, moradia e emprego. “É muito importante, quando companheiras e companheiros decidem se posicionar na sociedade e principalmente dentro do PT como uma pessoa LGBTQIA+, mas que ao mesmo tempo deixa claro, que não são somente isso, que são profissionais da educação, da área de saúde, área jurídica, entre tantas diversas. Nós somos capazes de debater economia, moradia, eu pensar e executar qualquer política publicar, que principalmente seja acolhedora e inclusiva. E é pensando assim que nascem as candidaturas em que o protagonismo, é de uma pessoa LGBTQIA+, uma campanha tanto eleitoral, quanto uma trajetória política, que possa debater a macro política, sem esquecer de trazer pra dentro dos espaços de decisão, participação e empoderamento os seus pares”, disse.

A Secretaria LGBT do Paraná apoia diretamente 7 candidaturas diversas para a Assembleia Legislativa e tem uma representante trans em chapa coletiva para federal. O evento contou com cerca de 60 representantes na sede do PT-PR além de participantes que acompanharam por video-conferência.

PT-PR denúncia violência LGBTfóbica após o encontro

Durante um ato de filiação realizado no dia 6, no ”Yag Bar”, em Curitiba, após o III Encontro LGBT do PT Paraná, diversos militantes foram agredidos com um banho de água e palavras ofensivas, vindos do terceiro andar do mesmo prédio em que se localiza o estabelecimento num evidente ato de LGBTIfobia.

Os membros da secretaria realizaram boletim na 12° DPM. Este ato de violência ocorre em delicado momento político em que estamos defendendo nossas vidas. Entre as pessoas atacadas estão a Secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira e a Vereadora Prof. Liliam de Cascavel.

Não nos calaremos frente a mais um ato de LGBTIfobia!

Site PT-PR