Espanha comemora os 45 anos do Partido dos Trabalhadores

Núcleo de Vivências do PT no país europeu reuniu artistas e ativistas em festa realizada no domingo, um dia antes da data de aniversário do partido

Núcleo de Vivências do PT da Espanha

Os 45 anos do Partido dos Trabalhadores, comemorados no dia 10 de fevereiro, já foram motivo de festa na Espanha. Com muita música boa, tapas (ou petiscos, como se diz no Brasil), e a animação típica dos companheiros, que sabem ser a alegria revolucionária, o Núcleo de Vivências do PT da Espanha celebrou no domingo (9), em Madri, as quatro décadas e meia do partido.

Formado por cinco Comitês Populares – País Basco, Galiza, Castela e Leão, Comunidade de Madrid e Andaluzia – o Núcleo foi criado em outubro de 2021, com homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento, realizado durante a pandemia da covid-19, contou com a participação da secretária nacional de Formação do PT, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), da integrante da executiva nacional do partido à época, Vivian Farias, além do jornalista, professor e ativista Jean Wyllys.

O cantor e compositor brasileiro Edimundo Santos foi um dos artistas a se apresentarem na festa espanhola dos 45 anos ao lado do percussionista também brasileiro Carlos Mankuso. A comemoração teve ainda uma surpresa para todos, em especial para Edimundo: Júlio Hernández, músico cubano e amigo do cantor, soube da festa e marcou presença para cantar ao lado do companheiro.

Força e potencia do PT

Para a fundadora do Núcleo e ativista política, Renecéya de Mello, ver tantos companheiros reunidos para comemorar, em terras tão distantes do Brasil, o aniversário desse que é um dos maiores partidos de esquerda do mundo, é uma demonstração da força e da potência do PT.

Emocionada com a presença de companheiros de diversos países à festa, Rene explicou a todos a razão de um dos itens do cardápio. “Somos chamados de pão com mortadela pelos nossos opositores porque afirmam que é isso que o PT paga aos manifestantes nos atos em defesa da democracia e dos direitos do povo. Então, servimos pão com mortadela aqui para que saibam que isso não é ofensivo. E para deixar claro que o modo como devemos ser chamados não é esse: somos petistas, com muito orgulho!”, relatou.

Participaram da festa David R. Carreta Dominguez, militante do PT desde sua fundação, foi líder estudantil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o secretário do Partido Democrático de Itália, agrupação de Madrid, Erik Zanon. Também o periodista colombiano Juvenal Amaris e Miriam Ayaviri Garcia, da Nueva Generación (MAS – IPSP Bolívia). A argentina Susana Oviedo, representante da Plataforma Global contra as Guerras e o presidente do Instrumento Político Evo em Pueblo Madrid, Hernando Carballo. O coordenador do grupo de Peru Livre na Espanha, Nilton Amaru Valverde. O representante do Partido Comunista Peruano, Iván Valcárcel. A feminista e ativista política de esquerda Carmela Bautista Saavedra. E Norah Mamani, ativista política comunista da Bolívia.

Estiveram presentes, ainda, Simone Denti, presidenta do Partido Democrático da Itália (agrupação de Madrid); e a companheira Edineia da Silva Cabioch, fundadora do Núcleo de Base do PT Madrid, fundadora e presidenta da Associação NEBE (Núcleo de Entidades Brasil Espanha), ex-presidente do Conselho de Cidadania brasileira, de Madri, além de co-fundadora da Secretaria Europeia do FSP e ex-coordenadora de Comunicação. A companheira Edineia Cabioch recebeu uma homenagem na sua chegada ao evento.

Núcleo de Vivências do PT da Espanha

PT Cast