Governo Federal recebe representantes do MST em Brasília.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou que a determinação da presidenta Dilma Rousseff é a de que o governo combine a quantidade de hectares incorporados à reforma agrária com a qualidade do assentamento, por meio do acesso às políticas públicas. Nesta quinta-feira (13), eles se reuniram no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para ouvir as reivindicações do grupo.

Pepe Vargas salientou que em três anos foram assentadas 75 mil famílias por meio da política nacional de reforma agrária e a previsão é que, ainda EM 2014, mais 30 mil tenham acesso à terra.

“Nós queremos quantidade com qualidade. Isso significa um novo processo de assentamento. Nesses últimos dez anos foram criados um conjunto de políticas públicas que não existiam, como o Minha Casa Minha Vida, o Luz Para Todos e o Água Para Todos, que são de outros ministérios e que atuam também no desenvolvimento dos assentamentos”, explicou.

De acordo com o ministro, no Brasil existem 88 milhões de hectares de áreas incorporadas pela reforma agrária, onde vivem mais de 945 mil famílias. “Segundo o Censo Agropecuário Brasileiro, elas respondem por 6% do valor total da produção agropecuária no Brasil, de um país que é um grande produtor rural”, ressaltou.

Infraestrutura

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes, pontuou que os novos assentamentos criados no País recebem um conjunto de infraestrutura que garantem melhoria às famílias do meio rural.

“Estamos assegurando que todo novo imóvel destinado à reforma agrária tenha assistência técnica, um cronograma de execução de políticas públicas, que é uma ação conjunta do Governo Federal. Este é um ritmo que responde àquilo que a presidenta vem dizendo que é a garantia que toda nova área reformada, seja estabelecida em condições para que as famílias podem se viabilizarem social e economicamente”, finaliza.

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também participou da reunião.