Manifesto em apoio e solidariedade à Larissa Bombardi

Larissa Bombardi foi forçada a deixar o país após perseguições e ameaças em função de suas pesquisas que apontam o perigo do agrotóxicos .

Em 25 de março de 2021 companheiras do Partido dos Trabalhadores se reuniram em uma atividade de celebração da luta e da vida das mulheres. Nesta atividade do março-mulher reafirmamos nosso compromisso com a luta por Vacina Já, contra os agrotóxicos e Fora Bolsonaro!

O encontro foi promovido coletivamente por três setoriais do Partido: Secretaria Agrária Nacional, Secretaria Nacional de Mulheres e Setorial Nacional de Saúde, todas lideradas por companheiras de luta, Elisangela Araújo, Anne Moura e Eliane Cruz. Contamos ainda com a contribuição de Silvana Pereira, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) Saúde, da Fundação Perseu Abramo;  Naiara  Bittencourt, da Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida; Sara Oliveira, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Josana, camponesa e liderança da agroecologia, representante do Campo Unitário dos movimentos do campo, das florestas e das águas.

Juntas, afirmamos nossa solidariedade à professora Larissa Bombardi, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP, que precisou deixar o país após sofrer perseguições e ameaças à sua vida e de sua família. Suas pesquisas realizadas com o mais alto rigor científico, contribuem para a ampliação do debate na sociedade a respeito do uso de agrotóxicos e o perigo que apresentam às vidas humanas e à Casa Comum, bem como sobre os custos econômicos por eles provocados. Um de seus principais trabalhos sobre o tema, “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia” está disponível publicamente e pode ser acessado no link   https://conexaoagua.mpf.mp.br/arquivos/agrotoxicos/05-larissa-bombardi-atlas-agrotoxico-2017.pdf

Todo nosso apoio à professora Larissa Bombardi!
Em defesa da vida, da ciência e contra os agrotóxicos!

Elisângela Araújo, Secretaria Agrária Nacional,
Anne Moura, Secretaria Nacional de Mulheres
Eliane Cruz, Setorial Nacional de Saúde

Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

PT Cast