Mutirão contra fake news acontece nesta semana

A ação será realizada de segunda a sexta (28/03 a 01/04); confira as ações

Site do PT

Comitês Populares de Luta

O uso das fake news em busca de vantagens políticas não é novo na história. A novidade nos dias atuais é o uso das notícias falsas aliado à tecnologia. Além de permitir o envio em massa e a rápida propagação de fake news, a tecnologia também é capaz de coletar uma infinidade de dados dos usuários das redes. Pode-se  identificar a tendência política de cada pessoa colocando-a em grupos com mais propensão a determinado posicionamento – mais tendência ao medo, por exemplo. Com tais instrumentos, a capacidade de manipular o voto e influenciar uma eleição aumenta de forma alarmante.

Vacinar-se contra essas informações falsas é fundamental. Só em 2021, Bolsonaro mentiu oficialmente pelo menos 7 vezes por dia, num total de 2.516 mentiras no ano, e sua fábrica de fake news segue funcionando a todo vapor. Um de seus alvos preferidos é o ex-presidente Lula.

É por isso que estaremos atentos para que o que aconteceu no Brasil nas eleições de 2018, não se repita nunca mais. A partir desta segunda-feira (28), teremos um mutirão digital para combater as fake news.

Confira abaixo as atividades desta semana  

 Segunda-feira – 28/03: Curtir, seguir e compartilhar os posts do Verdade Na Rede.

No Twitter: http://twitter.com/verdadenarede

No Instagram: http://instagram.com/verdadeanarede

Terça-feira – 29/03: Distribuir nas redes o vídeo Vacinação contra Fake News – vale mandar no Zap, no Telegram, publicar nos stories, Instagram ou onde você preferir!

 Baixe o vídeo aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1MZxtDAFZSwq5yg88MMu3xPF5G_op8Wn3

 Quarta-feira – 30/03: Mutirão de denúncias: viu uma fake news circulando nas redes ou no zap? 

Denuncie para a Verdade Na Rede: https://lula.com.br/verdadenarede

Quinta-feira – 31/03: Crie uma central de denúncias de fake news no seu comitê! 

Baixe aqui a Cartilha “Como combater as fake news nas redes sociais” e aprenda a montar uma central para desmentir boatos: https://bit.ly/CartilhaVddNaRede

Sexta-feira – 01/04: No Dia da Mentira, vamos espalhar nas redes uma verdade: #BolsonaroMentiroso 

Clique aqui para conferir matérias que comprovam as mentiras de Bolsonaro e mande para os seus contatos: https://bit.ly/Bolsonaro-Mentiroso

Participem! Vamos juntos organizar o povo, fortalecer a luta e reconstruir o Brasil!

Da Redação/Comitê Popular de Luta

PT Cast