Nós temos três meses para constituir Comissões Provisórias em todo o Brasil.

O PT atualmente tem 2.882 Diretórios Municipais e 413 Comissões Provisórias. Isso significa que estamos organizados em 3.295 municípios, o que representa 59% do território nacional.

No dia 25 de outubro realizaremos o Processo de Eleição Direta Extraordinário – PEDex – em todo o Brasil para eleger, através do voto direto dos filiados e filiadas, nos municípios em que temos Comissões Provisórias, novas Direções Partidárias para conduzir o PT nas eleições municipais de 2016.
Para isso duas tarefas serão fundamentais:

Em primeiro lugar, as Direções Estaduais têm até o dia 14 de abril para nomear novas Comissões Provisórias.

Para nomear uma Comissão Provisória a Direção Estadual deve escolher 3 homens e 3 mulheres corretamente filiados ao PT e com domicilio eleitoral no município, que representem a pluralidade de opiniões do Partido no município, indicando, além do Presidente ou Presidenta, pelo menos, um Secretário ou Secretária e um Tesoureiro ou Tesoureira.

A nova Comissão Provisória e sua composição deve ser registrada na Justiça Eleitoral. Também é fundamental que cada Comissão Provisória tenha seu CNPJ para poder receber as contribuições financeiras de seus filiados e filiadas.

Além disso, é preciso organizar Campanhas especificas de filiação para ampliar o número de mulheres, jovens, negros e índios militando no Partido. Os Diretórios que serão eleitos no PEDex deverão obedecer aos critérios de Paridade de Gênero e Cotas de Etnia e Juventude.

Para se filiar ao PT é necessário participar até o dia 28 de abril de uma Plenária de Formação ou dos Congressos Municipais.

Hoje são 139.500 pessoas que já têm seu pedido de filiação aprovado e precisam agora participar de uma atividade de formação para concluir seu processo de filiação ao PT.
Nossas tarefas para 2015 exigirão muito folego, mobilização e articulação social e política.

Clique aqui para ver a lista de Diretórios e Comissões Provisórias do PT.