Nota conjunta em apoio à Semana Nacional dos Povos Indígenas

Secretarias Setoriais do PT reafirmam seu compromisso com a luta pela defesa dos direitos dos povos indígenas

O Partido dos Trabalhadores, por meio de sua Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, Secretaria Nacional Agrária e Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento saúdam a Semana Nacional dos Povos Indígenas, cerrando fileiras com os movimentos populares indígenas e organizações indigenistas em apoio as suas lutas por demarcação e combate à exploração ilegal nas terras indígenas, no apoio a preservação da sua cultura e na defesa de soberania e autodeterminação de seus modos de vida – exemplo de equilíbrio socioeconômico e ambiental para todo o planeta.

Denunciamos a escalada da violência e do genocídio contra inúmeras etnias, do racismo e da violação de direitos praticado em nome dos interesses de desmatadores, ruralistas, grileiros, madeireiros, mineradores, movidos pela pura ganância e em desprezo à vida.

É preciso responsabilizar igualmente o Governo Bolsonaro pelo desmonte e retrocesso das políticas públicas, o afrouxamento das garantias constitucionais e a desestruturação, sucateamento e instrumentalização perversa dos organismos de estado, em especial, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), além do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e do Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA).

A agenda governamental racista, genocida e antiambientalista do governo Bolsonaro promove, deliberadamente, o esfacelamento dos mecanismos de proteção, das políticas públicas e das garantias constitucionais, aprofundando vulnerabilidades irreversíveis para a vida e o futuro dos povos indígenas, exemplos, a flexibilização das restrições no acesso e exploração de recursos nos territórios, ausência deliberada de fiscalização – quando não a perseguição a servidores que cumprem com seu dever de fiscalizar e punir violadores – e, em especial nesse momento crítico de crise da pandemia do coronavírus, o desmonte das políticas de saúde indígena, com enfraquecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e encerramento do convênio com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), que garantia a presença de médicos cubanos nas comunidades indígenas de difícil acesso.

A Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, a Secretaria Agrária Nacional e a Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores, manifestam o seu apoio aos movimentos e organizações que lutam pela causa indígena, reafirmando o seu compromisso com a luta pelo respeito aos direitos e garantias constitucionais, demarcação dos territórios, avanço da justiça contra todas as formas de exploração e pelo fim da violência contra os povos indígenas.

Pela demarcação dos territórios já!

Brasília, 19 de abril de 2020,
Semana Nacional dos Povos Indígenas