Nota contra a privatização dos parques de conservação nos estados

Site do PT

Em mais uma ação descabida e irresponsável, o Governo Federal quer entregar para empresas privadas o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), o o Parque Nacional de Caparaó (MG/ES) , O Parque Nacional e a Floresta Nacional de Ipanema (SP).

Contrariando totalmente os objetivos para os quais os parques foram criados, que são os de preservação de ecossistemas, pesquisas científicas, promover atividades educacionais e de lazer e turismo, privatizá-los significará negar às futuras gerações um meio ambiente ecologicamente protegido.

Dessa forma, parabenizo o Deputado, que sempre esteve alerta e vigilante aos temas afetos ao meio ambiente e à preservação de nosso patrimônio ambiental, e nos colocamos ao lado dele na defesa do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar o decreto de Bolsonaro, questionando-o na Câmara e exigindo que sejam suspensas as licitações.

Nesse decreto criminoso, os parques acima citados “ficam qualificados, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI, e incluídas no Programa Nacional de Desestatização – PND”, engrossando a lista de desmontes da Política Ambiental do Governo. Esse decreto afronta o povo brasileiro e afeta nossa soberania nacional, deixando claro que só visa o lucro, em detrimento da verdadeira conservação e preservação de nossos parques.

Edilberto Fernandes
Secretário Estadual de Meio Ambiente PT/MG