Nota da Secretaria Agrária Nacional do PT em homenagem aos 5 anos da morte de Manoel dos Santos

Falecido há 5 anos completos neste domingo (19/04) Mané de Serra foi referência na luta do sindicalismo rural e fundador do Partido dos Trabalhadores.

Manoel José dos Santos

Neste ano em que o Partido dos Trabalhadores completa 40 anos, a Secretaria Agrária Nacional presta homenagem a um militante histórico da luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, cuja partida completa 5 anos neste domingo:

Manoel José dos Santos, nosso Mané de Serra Talhada, fundador do PT em Pernambuco, foi referência na construção do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTR) no estado.

Primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidiu a Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape) na década de noventa, ocupando ainda a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), onde liderou a formulação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável (PADRS), peça central do projeto político da entidade e determinante na construção das políticas de fortalecimento da agricultura familiar no governo federal.

Eleito Deputado Estadual pelo PT no estado de Pernambuco em 2010, e reeleito em 2014, Manoel lutava contra um câncer de esôfago quando veio a falecer no dia 19 de abril de 2015, há exatos 5 anos, deixando órfãos não apenas seus 4 filhos, mas toda a luta em defesa da agricultura familiar, da reforma agrária e do desenvolvimento rural no Brasil. Em sua homenagem, a data 19 de abril é dedicada ao Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora Rural em Pernambuco, aprovada em projeto de lei estadual apresentado pelo deputado estadual Doriel Barros (PT/PE), atual presidente do partido no estado.

Em nome de Mané de Serra, seguimos em luta permanente em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadores rurais do Brasil!

Mané de Serra, presente!

Elisângela Araújo
Secretária Agrária Nacional
Partido dos Trabalhadores

SAN-PT (Secretaria Agrária Nacional)

PT Cast