Nota da Secretaria de Movimentos Populares e Coordenações Setoriais no 44º aniversário do PT

O PT nasceu nas lutas da classe trabalhadora, dando vez e sendo a voz de milhares de excluídos da sociedade que, sonhavam e seguiram lutando por um país mais justo, livre e soberano

Saulo Scheffer / Site do PT

Coordenações nacionais dos Setoriais do PT, juntamente com a secretária nacional Lucinha Barbosa e a presidenta Gleisi Hoffmann

Neste dia 10 de fevereiro de 2024, o Partido dos Trabalhadores completa 44 anos de organização. Nessa trajetória, o PT construiu as lutas por transformações, garantias dos direitos e qualidade de vida para a maioria do nosso povo.

O PT nasceu nas lutas da classe trabalhadora, dando vez e sendo a voz de milhares de excluídos da sociedade que, sonhavam e seguiram lutando por um país mais justo, livre e soberano. Desde então, construiu uma história de conquistas nas lutas contra a ditadura, pela anistia, pela redemocratização, pelas eleições diretas e pela Constituição Cidadã.

Nas políticas públicas, através dos governos populares, de combate à fome, a miséria, a desigualdade, as discriminações, na valorização do salário mínimo, na ampliação da educação, na saúde, na defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais e ambientais, na reforma agrária e urbana, na preservação do meio ambiente, na integração do continente latino americano e na participação popular.

O PT também enfrentou e enfrenta muitos desafios, como a resistência das elites, os ataques da mídia, o golpismo, as perseguições judiciais, as mentiras e as ameaças à democracia. Mas o PT nunca se rendeu nem se calou! Cresceu defendendo a democracia, a justiça e a esperança de um Brasil melhor para todos e todas. Essa trajetória fez do PT o maior e mais importante partido de esquerda, democrático e socialista em nosso continente e no mundo.

Neste dia especial, nós da Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Coordenações Setoriais saudamos, com festa, a militância, simpatizantes, dirigentes, parlamentares, lideranças dos movimentos populares, governantes, que contribuíram e contribuem para o projeto de reconstrução e transformação do Brasil.

Saudamos, em especial, a nossa militância, a nossa Direção Partidária e os nossos Governantes representados na Presidenta Gleisi Hoffmann, na Presidenta Dilma Rousseff e no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Conclamamos a todas e a todos a vigilância, unindo-se às mobilizações, às massas, em defesa da democracia, do legado do PT, do governo Lula, da classe trabalhadora para avançar as conquistas do povo brasileiro.

Saudações Petistas,

Lucinha Barbosa
Secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais

PT Cast