Nota da SMAD sobre a destruição das florestas no Brasil em 2021

greenpeace.com

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores denuncia que em 2021 o Brasil concentrou 40% de toda a perda de florestas primárias (nativas) registrada no mundo. São dados amplamente divulgados pelo do Global Forest Watch (GFW), uma plataforma de monitoramento desenvolvido pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. No Brasil a redução foi de 1,5 milhão de hectares, o maior número no ranking global.

Os governos Lula e Dilma promoveram a maior redução de desmatamentos da história do país, assim como foram responsáveis pela criação de mais unidades de conservação e as maiores demarcações de terras indígenas, indicando que é possível desenvolver a economia e respeitar o meio ambiente, pois foi nos governos Lula e Dilma que o PIB mais cresceu desde 1980 e em que chegamos no menor nível de desemprego da história do país.

Precisamos agora no próximo governo dar um choque de lei de ordem para defender o meio ambiente, refortalecer os órgãos ambientais, sucateados e destruídos por Bolsonaro, revogar os atos do governo Bolsonaro contra o meio ambiente e inaugurar um novo programa econômico. Esse novo programa terá em seu centro a biodiversidade, amplas obras de reurbanização para termos “cidades resilientes” aos desastres ambientais e as energias renováveis, como os principais motrizes do desenvolvimento econômico. Precisamos fazer isso o mais rápido possível, para cumprimos os compromissos assinados por Lula e Dilma nas conferências do Clima e impedirmos mais desastres ambientais e climáticos.

Penildon Silva Filho
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento