Nota de apoio à greve dos servidores públicos municipais de SP

“Convocamos os militantes sindicais petistas que além de apoiar a greve, busquem esclarecer a população nas suas bases de atuação”

Elineudo Meira

Em todo Brasil, trabalhadores estão mobilizados contra reforma da Previdência

No dia 4 de fevereiro os/as trabalhadores/as públicos municipais da cidade de SP em conjunto com os/as trabalhadores/as da educação do município estão em greve.

A greve unificada tem como pauta a revogação da reforma da previdência dos/as servidores/as municipais, que promoveu um verdadeiro confisco salarial dos/as trabalhadores/as, e quer o fim da política de congelamento salarial a que estão submetidos já a muitos anos.

A luta da categoria não é nova, no início do ano passado o prefeito de São Paulo João Doria, tentou aprovar uma reforma da previdência que aumentava a alíquota de contribuição dos servidores/as de 11% para 19% e que propunha a constituição de um fundo privado para os/as novos servidores/as.

A luta forte dos/as trabalhadores/as municipais impediu a aprovação dessa proposta, mas logo após as eleições o prefeito Bruno Covas, enviou à Câmara Municipal uma nova proposta que foi aprovada elevando a alíquota de contribuição dos/as servidores/as para 14%, o que significa segundo o presidente do sindicato dos servidores/as o companheiro Sergio, um verdadeiro confisco salarial.

A luta dos/as trabalhadores/as, além da revogação da reforma da previdência quer também um reajuste salarial de 10%, colocando assim fim a política de congelamento que os/as servidores/as estão amargando a vários anos, a prefeitura tem tido uma prática de reajustes que é um desrespeito e não repõe sequer a inflação, os reajustes feitos nos salários têm sido da ordem de 0,01%, um verdadeiro escárnio.

Essa política de ataque aos/as servidores/as tem que ser detida, conclamamos a população a apoiar essa greve, e que todos os sindicalistas de outras categorias apoiem a luta dos/as trabalhadores/as públicos municipais.

Convocamos os militantes sindicais petistas que além de apoiar a greve, busquem esclarecer a população nas suas bases de atuação e nas suas comunidades sobre os justos motivos dessa luta dos/as servidores/as.

Todo apoio à luta Unificada dos/as trabalhadores/as do serviço público e da educação da cidade de São Paulo.

Por Paulo Cayres, Secretário Sindical Nacional do Partido dos Trabalhadores