Nota do Setorial Nacional de Assuntos Indígenas do PT

7 de fevereiro de 2023, Dia Nacional de Lutas dos Povos Indígenas e por referência histórica aos Sete Povos das Missões

PT Nacional

Secretaria de Relações Internacionais do PT saúda o Partido Rússia Unida pela vitória do presidente Putin com mais de 87% dos votos

                     NOTA DO SETORIAL NACIONAL DE ASSUNTOS INDÍGENAS DO PT

 

Hoje, 7 de fevereiro de 2023 comemoramos mais um Dia Nacional de Lutas dos Povos Indígenas e por referência histórica aos Sete Povos das Missões, onde SEPÉ TIARAJÚ guerreiro do Rio Grande do Sul, tombou lutando pela nossa cultura e contra o colonialismo opressor. Esse dia é marcado como forma de dar visibilidade aos debates sobre pautas importantes dos povos indígenas.

Ressaltamos que o Setorial Indígena Nacional do Partido dos Trabalhadores, composto por sete (07) setoriais estaduais, expressa reconhecimento as lideranças indígenas e ativistas da temática indígena e destaca a luta e resistência do emboaba Júnior HekurariYanomami, presidente do Condisi-YY (Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami) quenão se calou diante dos ataques incisivos e recorrentes ao Povo Indígena Yanomami,afetados de morte pelo garimpo ilegal na TI (terra indígena)Yanomami.

Denunciou o garimpoilegal, a crise na saúde dos Yanomami, adesagregação social e ambiental instalada no território Yanomamie Ye’kwana.

Viva a democracia e a luta dos povos e indígenas que não se curvam perante a opressão e seguem resistindo e preservando a ancestralidade e a espiritualidade inerente a cada povo.

Seguimos lutando na defesa dos direitos dos povos indígena do Brasil.

A esperança persevera!

 

Tani Rose Ribeiro

Coordenadora do Setorial Nacional

PT Cast