Secretaria Agrária Nacional do PT – informe nº 03 – 28/032020

Terceiro informe da Secretaria Agrária Nacional do PT a respeito das ações diante da pandemia do novo coronavírus

Na última quinta-feira, 26 de março, reunimos o Coletivo Agrário Nacional ampliado do PT juntamente com lideranças dos movimentos sociais, entre os quais MPA, MST, CONTRAF-Brasil, CUT, CONAQ, ASA, ANA, ABRA, Consea/RS e Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, além da Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT e representantes do Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados, com a seguinte pauta:

• situação da população rural diante da epidemia do novo coronavírus;
• propostas construídas em articulação com os movimentos sociais; e
• o papel estratégico das organizações e partidos de esquerda nestas ações.

Os principais encaminhamentos da reunião foram:

★ Construção de uma Plataforma Unificada do Campo, das Florestas e das Águas com ações emergenciais para enfrentamento da crise do novo coronavírus:
– Sistematização das propostas apresentadas pelo conjunto das organizações, para unificar de pautas comuns e agregar pautas específicas;
– Encaminhar propostas de ação junto ao Congresso Nacional e direcionadas ao Governo Federal para o Núcleo Agrário do PT na Câmara;
– Constituição de uma Comissão para sistematizar a Plataforma Unificada e dar encaminhamento às ações propostas;

★ Construir uma reunião por videoconferência com o Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados na próxima semana para apresentar o debate e propostas apresentadas;
– indicativo de data: terça-feira, 31 de março, às 10h;

★ Construir uma campanha nacional de ação solidária e enfrentamento à epidemia do coronavírus, com distribuição de alimentos, itens de higiene pessoal e prevenção à saúde para ser lançada na semana da páscoa (6 a 12 de abril);

Para o Brasil resistir, o campo precisa produzir!
Por isso contamos a força e unidade das organizações do campo, das florestas e das águas!

Elisângela Araújo
Secretaria Agrária Nacional